BLOGUES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO

Acompanha e participa nas atividades das Bibliotecas escolares através dos endereços

 

www.bibliosttau.blogspot.com

www.bibliofontesanta.blogspot.com

www.fanhoeschool.blogspot.com

www.foradeporta.blogspot.com

www.oasinhas.blogspot.com

 


A Nossa Biblioteca: um pouco de HISTÓRIA e de MEMÓRIA

1997- Encontro com a escritora Isabel Alçada
No dia 16 de maio de 1997, nas antigas e pequenas instalações da nossa biblioteca decorreu, ao longo do dia, o encontro de todos os alunos do 2º ciclo com a escritora Isabel Alçada, organizado pelas professoras Albertina Neves, Madalena Limpinho e Maria da Graça Gonçalves que dinamizavam o Clube de Leitura.
Foi um dia marcante, pois, era a primeira vez que uma escritora tão conhecida vinha à nossa escola. (Foto1)

1998 - A biblioteca moderniza-se, adequando-se às novas exigências
Em julho de 1998, uma equipa de professores organiza-se e deita mãos à obra… Todo o fundo documental é tratado segundo as normas técnicas para as bibliotecas e o livre acesso às estantes torna-se uma realidade… (fotos 2 e 3)

1999 - A Internet chegou à escola… na biblioteca (foto 4)

2003 - Inauguração oficial da nova Biblioteca Escolar
No dia 12 de fevereiro, a escola mobilizou-se para festejar a inauguração do novo espaço, recebendo alguns “visitantes” ilustres.
Foi com muito agrado que contámos com a presença de Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Teresa Calçada, do Dr. Manuel Porfírio, Diretor de Serviços da DREL, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Eng.º Carlos Teixeira, e a Dr.ª Célia Catarino, em representação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, entre outros.
Decorrente da aprovação da candidatura à RBE, a Biblioteca passa a disponibilizar aos utilizadores novos equipamentos, um fundo documental atualizado e um espaço moderno e acolhedor, que tem contribuído para o apoio às aprendizagens dos alunos e para a ocupação dos tempos livres. (fotos 5,6, e 7)


“Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”

Foi este o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares em 2011.

 

Com esta iniciativa, comemorada no mês de outubro em todo o mundo, pretende-se chamar a atenção para a importância das bibliotecas na aquisição de saberes e de competências fundamentais para o conhecimento ao longo da vida.

Neste contexto, ao longo deste mês, as professoras bibliotecárias dinamizaram, em articulação com os docentes, um conjunto de atividades que contaram com a participação entusiástica da comunidade educativa.

Nas cinco bibliotecas do agrupamento, as comemorações iniciaram-se com a mostra dos novos recursos – “Novo Ano…Novos livros…Novos filmes…”- e com as sessões de formação de utilizadores para os alunos dos 1º e 5º anos. Em simultâneo, e com o objetivo de familiarizar os alunos para a aplicação de regras  e alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico, foi lançado o concurso “Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?”.

 


Uma aula de formação de utilizadores diferente

As professoras Adelaide Inácio e Graça Gonçalves prepararam uma aula diferente para os alunos do 7.º A., com os objetivos de lhes dar a conhecer como estão classificados e arrumados os livros na biblioteca e de os motivar para a leitura no âmbito do PNL. Neste contexto, os alunos partiram à descoberta do espaço da Leitura, desenvolvendo atividades de exploração do mesmo, e deram início ao estudo da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”.

Aqui fica a opinião dos alunos:

 

“Achamos que a atividade na BE contribuiu positivamente para a nossa aprendizagem. Facultou-nos a hipótese de sabermos entrar numa Biblioteca e termos capacidade de pesquisar e encontrar com facilidade aquilo que procuramos. Foi um modo diferente e divertido de trabalharmos em grupo com organização e respeito. Gostámos muito da atividade de pesquisa nos livros.

Esperamos com ansiedade mais atividades interessantes para realizarmos!

O nosso muito obrigado à BE pela colaboração com a nossa professora de LP!”


7º A


Concurso – “Quando a Poesia é tema…faça lá um poema”

Era uma vez um sonho

Que nasceu desejo

Que se fez vontade


A partir deste mote, a equipa coordenadora da biblioteca e os professores de Língua Portuguesa convidaram alunos, professores e funcionários a escrever um poema de tema livre. Os alunos deram “asas” à sua imaginação e produziram belos poemas sobre o Amor, a Amizade, a Felicidade, o Mundo, a Natureza, os Livros e outras temáticas, os quais podem ser lidos na exposição que se encontra na biblioteca. Temos poetas! Parabéns!

Foram vencedores os alunos Rita Coutinho do 6.º B (1.º lugar), Sandro Ramos do 6.º C (2.º lugar) e Mariana Neves, do 6.º C, e Carolina Antunes, do 7.º E (3.º lugar ex-aequo).

Para “abrir o apetite”, leiam o poema vencedor:

 

 “Quando a poesia é tema… faça lá um poema”

Era uma vez um sonho

Que nasceu desejo

Que se fez vontade…

Às vezes…

É fácil dar largas à imaginação

e brincar ao faz de conta.

Hoje sou poeta.

Um sonho nasceu

E com ele a vontade veio ao de cima

A ambição de querer provar

que basta querermos para tornar nossos desejos realidade.

Um desejo apodera-se de mim,

e faz com que as letras

saltem para o papel.

 

De um, nascem centenas.

O desejo é ainda maior.

Agora é uma necessidade

fazer com que as palavras

estejam em harmonia com os sentimentos.

De desejo, passou a vontade

A vontade de querer tudo

e nada ao mesmo tempo.

As palavras surgem no papel

e quando damos por nós,

estamos rodeados de sonhos,

desejos e vontades.

Hoje sou poeta.

O meu sonho, hoje é realidade.

O meu desejo é esperança.

A minha vontade, hoje é necessidade

da existência do meu ser.

 

 


Concurso de Provérbios -Alimentação saudável: Saber popular

No âmbito das comemorações do Dia mundial da alimentação - 16 de outubro –, a equipa coordenadora da biblioteca com a colaboração dos professores de Ciências da Natureza dinamizaram um concurso de provérbios nas turmas do 6º ano. Cada turma fez uma recolha de provérbios, trabalhou-os e seleccionou, em conjunto com os professores, aqueles que consideraram mais adequados à temática e aos conteúdos curriculares. As turmas participantes apresentaram os seus trabalhos em cartazes que foram expostos na Biblioteca e divulgados no blogue Bibliosttau. Todos eles revelam o empenho que os alunos colocaram na realização desta atividade.


O prémio de cartaz vencedor foi atribuído, ex-aequo, aos trabalhos das turmas do 6ºD e 6ºE.

Parabéns a todos os participantes.

 

 


Feira do livro usado

No dia 26 de Outubro, muitos alunos aguardaram, com expectativa, a abertura da feira para puderam comprar bons livros, DVD, Cd áudio e jogos a preços simbólicos. A boa adesão da comunidade educativa a esta iniciativa permite dizer que a Feira foi um sucesso! A equipa coordenadora da biblioteca aproveita a oportunidade para agradecer aos alunos, professores e encarregados de educação os materiais oferecidos. A verba obtida será aplicada na compra de novos materiais para a biblioteca.

 


Na EB 1/JI da Fonte Santa

A MADRINHA CONTA – Sessões de leitura realizadas pela escritora Carla Mendonça Pires


A madrinha da biblioteca deslocou-se à escola no dia 25, para realizar duas sessões de leitura, tendo sido recebida com muita alegria pelos seus "afilhados" do 3.º ano. Escolheu a obra “O segredo do rio”, de Miguel Sousa Tavares, a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz, que os alunos das professoras Rosa Ramos e Sandra Rua seguiram com muita atenção e interesse. (fotos 10 e 11)

 

 

TAPETES DE HISTÓRIAS pela contadora de histórias Xana Furtado


No dia 28, foi a vez de os meninos e meninas do JI e do 1.º ano receberem a contadora de histórias Xana Furtado. Com os seus tapetes de histórias e a sua alegria contagiante, fez as delícias de todos os que tiveram o privilégio de ouvi-la contar três contos tradicionais: “O caldo de pedra”, “Corre, corre, cabacinha,…” e “O ladrão debaixo da cama”.

(fotos 12 e 13)

 

SESSÕES DE LEITURA PARA O JI


As crianças do JI foram convidadas a ir conhecer a BE e a ouvir uma história contada pela professora bibliotecária. Acompanhados pelas educadoras, Alice, Fernanda e Maria José, seguiram com muito entusiasmo a leitura da obra "Nhac, Nhac, Nhac, que rico petisco", de Sam Lloyd. Todos gostaram muito da história e prometeram voltar muitas vezes à biblioteca.

(foto 14)

 


Na EB1/JI De Loures

HORA DO CONTO com a equipa de animação da BMJS


No intuito de promover o gosto por ouvir e ler histórias e a aquisição de hábitos de leitura e aproveitando a proximidade com a Biblioteca José Saramago realizaram-se duas iniciativas que envolveram os técnicos da equipa de animação residente desta Biblioteca.

A primeira iniciativa realizada no primeiro dia de aulas, dia 15 de Setembro, contou com a presença de duas técnicas da referida equipa na nossa biblioteca escolar.   

Em sessões contínuas todos os alunos da escola ouviram com muita atenção contos tradicionais, originários da Rússia ("O Nabo gigante"), da Arábia ("O Sultão e os ratos"), de Angola ("A rã Mailú") e de Moçambique ("O elefante e o coelho") e contos de autor (como por exemplo “O segredo mal guardado”, de Álvaro de Magalhães) contados pelas animadoras acima citadas. Cada grupo ouviu dois contos, tendo sido realizadas cinco sessões.

(foto 21)


A segunda iniciativa realizou-se nos dias 18 e 19 de Outubro, e coube, desta vez, à Comunidade Educativa deslocar-se à BMJS, onde foram recebidos pelos animadores António Mota e Cristina Costa.

As sessões de animação basearam-se no livro “Contos pouco políticos”, obra coordenada por Maria Inês Almeida.

Ambas as iniciativas contaram com a adesão dos alunos, com o seu entusiasmo e com vontade de as mesmas se repetirem numa próxima oportunidade.

(foto 22)

 


Nas EB1/JI DE FANHÕES e EB1/JI DE LOUSA

HORA DO CONTO com a professora Luísa Inácio


As bibliotecas escolares da EB1/JI de Fanhões e a EB1/JI de Lousa receberam, respetivamente, no dia 2 e 3 de Novembro, a visita da docente, já aposentada, Drª. Luísa Inácio, que durante tantos anos trabalhou na EB1/JI de Fanhões e, em particular, na Biblioteca Escolar. Foram realizadas três sessões de contos em cada biblioteca, que envolveu toda a Comunidade Educativa da EB1/JI de Fanhões e as crianças do jardim de infância, do ensino especial e dos 3º e 4º anos da EB1/JI de Lousa.

A professora Luísa Inácio “tricotou” a história de “O novelo da Massinhas”, às crianças do pré-escolar e dos 1º e 2º anos e apresentou a “A pequena coruja branca”, aos alunos do 3º e 4º anos.

A professora Luísa Inácio utilizou estratégias diversificadas para cativar a atenção do público-alvo, envolvendo os alunos dos 3º e 4º anos na criação da história, confrontando as que foram construídas pelo grupo de alunos com a escrita pelo autor do livro.

De todas as sessões destaca-se o entusiasmo dos alunos e a vontade pelo regresso desta estimada professora.

(fotos 19 e 20)


Nas EB1/JI De Fanhões, EB1/JI De Loures 1 e EB1/JI De Lousa


BIBLIOPAPER


Procedeu-se ao longo do mês de outubro nas bibliotecas escolares da EB1/JI de Loures 1, da EB1/JI de Lousa e da EB1/JI de Fanhões a sessões de formação de utilizadores, sobre a forma de um biblioPaper, ou seja, um jogo de descoberta da Biblioteca Escolar.

Esta atividade envolveu os alunos dos 3º e 4º anos das três escolas e ainda os alunos da turma de 2º ano da EB1/JI de Fanhões, e com ela pretendeu-se fomentar a autonomia dos alunos nas diferentes áreas que constituem a biblioteca escolar e formar utilizadores conscientes e autónomos. Para esse efeito, os alunos de cada turma foram divididos em equipas, tiveram que percorrer todas as zonas funcionais da biblioteca para encontrar as respostas às questões formuladas no guião. Assim consultaram livros, DVDs, CDs, CD-ROMs, o regimento da biblioteca, os blogues, além de outras pesquisas realizadas com recurso à internet.

Salienta-se a apreciação positiva efectuada pelos alunos que consideraram esta atividade divertida e que os ajudou a conhecer melhor a biblioteca e a organização dos documentos em diferentes suportes.

(fotos 15 e 16)