O Pavilhão do Conhecimento...

No dia 21 de março os alunos da Escola EB1 do Tojalinho foram ao Pavilhão do Conhecimento. " Vê, faz e aprende!" e " O mar é fixe mas não é só peixe !" foram as exposições visitadas.Os alunos gostaram especialmente da primeira pois puderam experimentar inúmeras atividades e perceber o porquê das coisas. Foi uma manhã bem passada e super divertida!


DIA ESCOLAR DA PAZ e não violência

Para desenvolver este tema, a EB1/JI da Fonte Santa realizou atividades como o estudo sobre personalidades, nomeadamente Mahatma Gandhi; debates em cada turma sobre o tema e ilustrações remetendo para o projeto M=?.

No dia 31 de janeiro, as turmas juntaram-se no recreio da escola construindo a palavra PAZ.

EB1/JI da Fonte Santa


O BAILE da PINHA - recuperar a tradição

O Baile de Pinha é uma tradição muito antiga realizada por altura da páscoa, que consiste numa dança onde uma pinha decorada foi colocada no teto da sala. Posteriormente, e no decorrer do baile, cada casal vai ao centro da sala puxar uma fita, suspensa na pinha, com o objectivo de a abrir. O par que o conseguir ganha um prémio.

Foi desta forma que se comemorou o final do segundo período na EB1/JI de Loures, num dia muito animado, que contou ainda com a participação dos alunos na corrida solidária, uma caça aos ovinhos de chocolate  e um enorme piquenique da primavera (no espaço relvado da escola).

Sem dúvida, um dia fantástico que ficará na memória de todos e uma tradição que, quanto a nós, será agora mantida por muitos e muitos anos...

 


ARTICULAR com PINTA


No âmbito da formação Ensino da Língua Portuguesa (Aprofundamento) a decorrer este ano letivo na EB1/JI da Fonte Santa, em que estão envolvidas educadoras, professoras e respetivos alunos, foram realizados vários projetos assentes na relação dinâmica entre três variáveis: a articulação curricular entre ciclos, o ensino da especificidade e transversalidade da língua portuguesa e a abordagem à pintura enquanto forma de arte e veículo de aprendizagem.
Cada projeto teve como motivação um livro que desencadeou o trabalho desenvolvido no âmbito da pintura, quer a nível da língua portuguesa e do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, quer ainda a nível da interdisciplinaridade com outras áreas do saber como a matemática, o estudo do meio e o conhecimento do mundo e a expressão plástica.
Os livros trabalhados foram: “O Quadro Mais Bonito do Mundo”, de Miquel Obiols e Roger Olmos, “A História de Van Gogh e o Rapaz dos Girassóis”, de Laurence Anholt e o “O Ponto”, de Peter H. Reynolds. Posteriormente foram explorados pintores e obras de Joan Miró, Vincent Van Gogh e Manuel Cargaleiro através de atividades pedagógicas de pesquisa de informação sobre os pintores, análise de quadros, reprodução de obras com materiais reutilizáveis, entre outras.
Houve um grande envolvimento de todos os intervenientes: alunos, educadoras, professoras, estagiárias e assistentes operacionais. Foi possível desenvolver trabalho colaborativo de planificação, partilha e desenvolvimento de atividades e de reflexão entre educadoras e professoras, contribuindo para o desenvolvimento profissional do corpo docente. Foi possível envolver ativamente os alunos, devido aos contextos de aprendizagem que surgiram, em que cada criança se viu interveniente nas etapas dos projetos, teve oportunidade para interagir e aprender com colegas de outro nível de ensino e de outras turmas e construir a sua própria aprendizagem e o seu enriquecimento cultural.
O resultado desta iniciativa deu especial sentido à articulação curricular entre ciclos enunciada na Lei de Bases do Sistema Educativo e prevista enquanto finalidade do nosso agrupamento.


EB1/JI da Fonte Santa


Uma CARETA simpática...

Olá caros leitores do NOSSO jornal de escola em escola.

Queremos partilhar convosco a nossa ida ao espetáculo musical ”Careta, a tartaruga que defende o planeta” no auditório do Oceanário de lisboa.

Conhecemos a Careta e a sua amiga Casquinha que nasceram numa praia e iniciaram a sua viagem pelo oceano. Conhecemos os novos amigos que fizeram; algumas aventuras e desventuras que tiveram!

Conhecemos a Pepa uma tartaruga velha que sabia muita coisa sobre o oceano. A Pepa tinha 100 anos e já tinha viajado muito, por isso sabia muito, mesmo muito! A Pepa conhecia todos os caminhos do mar e todos os perigos que se escondem no oceano. Há 100 anos atrás o oceano era limpo, não havia poluição mas agora os perigos são muitos!

Conhecemos o Quim, um marujo, que preferia os jogos do computador ao trabalho no barco no meio do oceano. Era muito resmungão, sempre a resmungar do trabalho que fazia. O Quim não respeitava o mar e deitava embalagens vazias e água suja com detergente ao mar... mas o VASCO apareceu com a sirene a tocar para Ajudar quando o Quim sujou o mar.

O Vasco levou o Quim para o oceano para ele perceber como é perigoso deitar o lixo para o mar e agora o Quim é aquele“ Quem se importa” com o oceano. 

Os sacos do lixo são muito perigosos para as tartarugas. Elas pensam que são medusas e por isso comem-nos e morrem sufocadas.

No Oceano a tartaruga Casquinha ficou presa numa rede. A tartaruga Pepa tentou ajudar mas também ficou presa! Só o Quim e o Vasco a conseguiram salvar.

 

No Oceano a Careta fez muitos amigos novos: O polvo Otávio, o cavalo marinho Galopim e a atum Sasha que nós também conhecemos.

Todos juntos prometemos que 

VAMOS

AJUDAR,

SALVAR,

CUIDAR

o

OCEANO …

Com a Careta vamos defender o planeta!

 

VAMOS COMEÇAR AQUI NAS NOSSAS ESCOLAS!

O NOSSO LEMA É  CRESCERRR (COM 3 R’S)

C de CRIANÇAS

R de RESPEITAR

E de EDUCAR

S de SALVAR

C de CUIDAR

E de ESCOLA

RRR de REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR.

 

JUNTEM-SE A NÓS.

 

(JI DE SALEMAS E EB1/JI CABEÇO DE MONTACHIQUE)


DIA DA MULHER

No dia 8 de março os meninos e meninas de Salemas comemoraram o Dia Internacional da Mulher com as Mulheres de Salemas.
 Estiveram na nossa sala a D. Maria da Luz, que cuida das nossas flores,a D. Judite do Café (nossa companheira de histórias) e a Sara,a mãe da Beatriz.
Contaram-nos uma história e fizemos uma dramatização .Conversámos sobre a importância deste dia e juntos construimos a  pulseira  e caixa que iria levar o nosso presente até às nossas Mães.
A Tatiana e o Sr.Parente ( os funcionários da carrinha ) também participaram nesta comemoração.
A todas as Mulheres um dia muito feliz!



POETAS por um dia...

A Porto Editora, através da consultora Pedagógica Catarina Millán, fez a proposta à nossa escola de os alunos poderem ter um contato mais próximo com o tipo de texto – Poético. Pelo que, esta veio até nós dinamizar a leitura e exploração da poesia “Da minha janela à tua ” – Poemas de Mentira e Verdade de Luísa Ducla Soares, levando os alunos a descobrir o verso e a expressão que se repetia ao longo do poema, o que havia de comum entre rimas, o que havia em comum entre o terceiro e o quarto verso de cada quadra. Tendo os alunos que, de acordo com esse esquema, elaborar uma poesia semelhante. A qual quisemos partilhar com os leitores.


Da minha janela à tua
Da minha janela à tua

Vai um salto dum gafanhoto

Dá-me uma flor, 

Querido piloto.

 

Da minha janela à tua

Vai um salto dum macaco

Empresta-me a tua bicicleta

Que eu empresto-te o meu barco. 


Da minha janela à tua

Vai um salto duma rã

Chuta à baliza

E eu dou-te uma romã.


Da minha janela à tua

Vai um salto dum gato

Eu estou a pedir-te uma prenda

E tu atiras-me com um sapato!


Alunos da EB1 da Murteira, 24 de fevereiro de 2012

Adaptado, Da minha janela à tua de Luísa Ducla Soares

 


Mês da leitura em Lousa

No âmbito da semana da leitura,da biblioteca da EB1/JI de Lousa, os alunos receberam a visita da escritora Laura Rodrigues.
Os mais pequeninos do JI, adoraram a história " Caiu um dente ao Dragão". Elaboraram um trabalho conjunto alusivo à história.
Os alunos do 1º ciclo assistiram à dinamização da história " O Feitiço da Birra", presenteando a escritora com um trabalho realizado por todos.

ARTE NO LIXO & CARNAVAL

No passado dia 17 de Fevereiro comemorámos o carnaval na nossa escola (EB1/JI de Loures) dando cumprimento ao estabelecido no plano anual de actividades.

Sendo o nosso tema de trabalho a "Arte no Lixo” , elegemos o material de desperdício como base para a elaboração dos nossos fatos. Dando seguimento ao proposto no Projecto Educativo do Agrupamento – envolvimento e participação dos pais e da comunidade educativa no sucesso escolar dos alunos – decidimos pedir a colaboração dos pais para a elaboração dos fatos de carnaval, estando disponíveis para, como recurso, ajudar os pais que o solicitassem. Surgiram disfarces bastante elaborados, muito criativos, onde se verificou não só o trabalho dos pais como o entusiasmo que tiveram em realizá-los. Foi um desfile divertido que os pais acompanharam junto dos filhos, bem como toda a comunidade, que veio à rua ver passar o cortejo carnavalesco.

Agradecemos a todos os pais a fantástica colaboração e deixamos desde já o convite de, para o próximo ano, desfilarem também mascarados com a nossa escola, pois consideramos que o nosso objetivo foi amplamente atingido. 

 


CARNAVAL RECICLADO

No âmbito do projeto " Escolas Limpas", foi pedido a colaboração dos Encarregados de Educação/ Familia para, que em conjunto com os seus educandos, construissem fatos com material reciclado alusivos ao projeto.
Desta forma a Escola encheu-se de ecopontos, padres, princesas, reis, médicos..... que desfilaram pelas ruas da aldeia. O dia foi vivido com muita folia. (EB1 Ponte de Lousa)


O CARNAVAL DO ALFA

A escola EB1 de Ponte de Lousa decidiu participar no passatempo " Carnaval do Alfa 2012".
Decidimos que o nosso Alfa seria saloio, não fossemos nós do concelho de Loures. Metemos mãos à obra e vestimos o nosso "Alfa Saloio" com materias reclicláveis.
Se gostaste do nosso "Alfa Saloio" podes ir à aplicação do facebook criada para o efeito em www.facebook.com/gostodoalfa e votar no nosso alfa.


Dia escolar da não violência e da paz em Ponte de Lousa

No dia 31 de janeiro, a escola de Ponte de Lousa celebrou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Os alunos tiveram que vestir osseus bonecos com materiais recicláveis ( trapos, tampas, papel, etc).No final os bonecos deram as mãos e formaram um cordão que ficouexposto no exterior da nossa escola de modo a que toda a comunidadepudesse ver.


MOVIMENTO BATATAS FRITAS - a petição

“Petição é um pedido a uma autoridade, mais comumente a um funcionário governamental ou entidade pública. No sentido coloquial, uma petição é um documento oficial assinado por vários indivíduos. Uma petição pode ser oral e não escrita, e recentemente através da Internet. O termo também tem um significado específico na profissão jurídica como um pedido, dirigido a um órgão jurisdicional ou tribunal administrativo, procurando algum tipo de alívio, como uma ordem judicial.”


Até há alguns dias atrás desconhecíamos totalmente que era possível fazer ouvir o nosso descontentamento pelo facto de nunca servirem batatas fritas no nosso refeitório. Afinal somos crianças e ninguém fica doente por comer uma ou outra vez alguns fritos!
Depois do professor nos dar a ideia e nos explicar como funcionava “esta história das petições e abaixo-assinados”, resolvemos meter mãos à obra e criar o MOVIMENTO BATATAS-FRITAS, dirigindo um pedido à nutricionista da Câmara Municipal de Loures, à Uniself (a empresa que nos serve as refeições) e à escola.
Bem sabemos que este esforço poderá não dar em nada, mas pelo menos tentámos e lutámos pelos nossos direitos! (Sim, porque qualquer criança tem direito a uma batatinha frita de vez em quando!)
Neste momento já contamos com mais de duzentas assinaturas e estamos prestes a ir entregar pessoalmente esta petição à CML.
Assim que tivermos mais desenvolvimentos, os leitores do jornal do agrupamento serão os primeiros a saber! Desejem-nos sorte!

 

Beatriz Azevedo, Inês Pereira, Carolina Nunes (3º/4ºC) EB1 JI de Loures


Formação de Língua Portuguesa

A nossa Professora está a fazer uma formação com a Professora Manuela Coelho. É sobre Língua Portuguesa. Já é o 2.º ano que a nossa turma se envolve neste projeto. É sempre muito bom!
Este ano a Professora Manuela já esteve na nossa sala. Foi ver o nosso trabalho. Vamos partilhá-lo convosco.
A Professora começou por nos mostrar um título e uma imagem. Estivemos a descrever a imagem e em seguida foi-nos pedido que inventássemos uma história para a imagem e para o título. Separámo-nos em grupos e no final apresentámos a toda a turma. Havia hstórias muito engraçadas.  Ainda nesse dia, a professora falou-nos de algumas palavras que nós não conhecíamos e estivemos a procurar o seu significado no dicionário.
No dia seguinte a professora começou-nos a ler a história Um Lobo pela trela. Explorámos a obra e começámos  a  ver o significado das palavras desconhecidas, no contexto da obra.
Na última sessão tivemos a presença da Professora Manuela. Resolvemos o problema que a história nos apresentava. Passámos por várias etapas, mas, no final foi muito mais fácil resolver todos os problemas apresentados.

2.º /3.º D - EB1 Mealhada



A NOSSA VISITA AO OCEANÁRIO


No dia 1 de fevereiro fomos ao Oceanário com a Professora.
O nosso guia chamava-se Francisco e acompanhou-nos nesta aventura muito divertida.
Mostrou-nos um filme sobre os animais mamíferos - Ateliê Baleias à Vista - e ficamos a saber o que é um animal mamífero e as suas caraterísticas.
Visitamos os vários espaços do Oceanário e deliramos com o tanque central, onde vimos: tubarões, mantas, raias, peixe-lua, peixe-balão, etc.
Nós gostamos muito desta aventura pelos oceanos.

Trabalho realizado pelos alunos do 1º/2º ano, turma B, da EB1 n.º 2 de Loures


DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA INFÂNCIA - um dia para agir

Na EB1/ JI do Cabeço de Montachique fizemos um jogo  “A construção de uma  ponte” com crianças de mão dada representando a união do mundo. A ponte foi construída como um arco-íris formado por crianças (cada uma com uma cor) que representam a união das diferentes partes do mundo).
Cada grupo tinha uma criança desenhada em papel cenário, com uma das cores do arco-íris. Cada cor representava um Direito da Infância, que cada grupo ilustrou com palavras, frases, desenhos e recortes.
No fim cada equipa apresentou o direito que representava.
Depois de todos os direitos estarem apresentados foi formada a ponte arco-íris, o que significou que conseguimos unir todo o mundo.
Não houve vencedores nem vencidos. Todos ganhámos um Mundo mais unido e todos demos as mãos.
Esta proposta de acção foi inspirada na sugestão enviada pela da equipa do M=? adaptada a partir do material “Construye puentes entre culturas”, de Entreculturas – Fundación para la Educación y el Desarrollo de los Pueblos

Simbologia das cores

- Vermelho – Direito à vida
- Cor-de-laranja – Direito à igualdade e à não discriminação
- Amarelo – Direito à protecção e cuidado
- Verde – Direito a ser ouvido
- Azul  – Direito a ter um nome
- Anil – Direito a brincar
- Violeta – Direito a aprender na língua materna

PRÉ-ESCOLAR (3-5 anos)/1º CICLO(6-10 anos)
EB1/JI de Cabeço de Montachique e JI Salemas



Dia Europeu do 112

Os alunos desta escola tiveram a possibilidade de poder assistir a uma sensibilização, sobre o Dia Europeu do 112, dinamizado pela Polícia de Segurança Pública de Loures, sob a coordenação da Srª. Agente Maria José.
Foi uma atividade muito interessante, pois grande parte doa alunos conhecia o número 112 contudo, ninguém sabia qual tinha sido o critério para a escolha do número, tendo sido explicado que, o 11 tinha a ver com o dia e 2 com o mês, em que foi implementado este serviço público de emergência. Todos acharam bastante engraçado, visionaram um powerpoint sobre os procedimentos a ter, quando é necessário utilizar o n.º 112 - este só deve ser usado em casos de emergência. Para além disso, foi distribuído um folheto alusivo ao dia e os alunos participaram num “jogo de futebol humano” em que o objetivo era formar o mais rápido possível o n.º 112, sem que fossem apanhados.

(EB1 MURTEIRA)


Bullying - um alerta

Um dos temas trabalhados nas nossas aulas foi o tema do Bullying. Lemos textos, partilhamos ideias e opiniões e tivemos numa das nossas aulas a enfermeira Patrícia que explorou também este tema connosco.
No Dia da Paz e da Não Violência criámos um cartaz que partilhamos aqui com todos vocês.
Faz como nós:
Promove a Paz e a Não Violência!

Escola EB1 Nº2 de Loures, 4º E


Atividades com a participação dos Encarregados de Educação no Jardim de infância de Montemor

Os pais vieram passar uma tarde com o filho e colegas de sala, realizaram algumas atividades de culinária .
 
Todos participaram na atividade, no final tivemos um saboroso lanche, realizamos sacos de papel que enchemos de bolos e pães de queijo para os pais provarem.
 
Foram duas tardes muito divertidas.


Comemoração do dia da Paz e não violência escolar na eb1/ji de Montemor

O dia da Paz foi comemorado na nossa escola com muita emoção.
 
Fizemos cartazes com o envolvimento das familias, Confecionamos alguns bolos, cantamos e declamamos poesias inventadas pelas crianças.
 
No final do dia Jardim e escola juntamo-nos e fizemos uma bonita festa.
 
Pretendemos passar esta mensagem ao longo do ano.


Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O 1ºciclo de Fanhões celebrou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz de forma muito especial... Juntos cantámos e dramatizámos a música "Canção dos Abraços" de Sérgio Godinho.

"São dois braços, são dois braços
servem p'ra dar um abraço
assim como quatro braços
servem p'ra dar dois abraços..."

Aprende a escutar os outros, a dialogar, a ser amigo, justo, a respeitar o que nos rodeia... Unidos podemos melhorar o mundo e dar o nosso contributo para assegurar a Paz.

 

EB1/JI Fanhões



Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para celebrarmos este dia, tão especial, recebemos a visita do professor António que nos veio sensibilizar para as dificuldades que enfrentam no dia a dia as pessoas com deficiência.
Como estávamos muito curiosos, tínhamos algumas questões a colocar, as quais pacientemente nos foram esclarecidas.
Foi um dia especial e aqui ficam algumas imagens das atividades desenvolvidas.

Obrigada professor António, professora Maria João Moura e professora Dulce por este momento que vivenciámos e tanto aprendemos! Vai tornar-nos cidadãos mais informados e conscientes!

 

EB1/JI Fanhões


Intercâmbio entre escolas assinala o Dia Escolar da Não Violência e da Paz


Celebrar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz com os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Lousa foi uma experiência que nos proporcionou novas vivências e um alegre e salutar convívio entre pares.
Conhecer outra realidade e fazer novos amigos num ambiente com algumas semelhanças, mas também diferenças que nos enriquecem e aproximaram. Agradecemos a forma como fomos, por todos, recebidos e aguardamos em breve a vossa visita, para que estes espaços de partilha possam perdurar.


O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER...

Poesia da EB1/JI de A-DOS-CÃOS


Crescer e aprender
e depois o que vou ser?
Tenho tempo de pensar
quando a adulta chegar.

Por vezes quero ser médica
ou farmacêutica talvez…
No fundo o que eu quero
é ajudar o cidadão português.

Para ser professora ou educadora
é preciso muita tolerância,
também paciência e conhecimentos
para lidar com cada criança.

E que tal guia interprete
apresentadora ou tradutora?
Êntre estas profissões
não seria melhor a de decoradora ?

Também não posso esquecer
de como gosto ser vaidosa,
que tal manicura ou cabeleireira
para me apresentar à maneira ?

Como gosto muito de ler
pensei talvez escritora,
ou porque não investigadora
sempre em busca de conhecer.

No fundo o que eu quero
é crescer e aprender
e quando for adulta
tenho tempo de escolher,
mas o ser feliz
também não posso esquecer.

 



Nome: Madalena Serra        4º B



Quero ser…

Cozinheira hei-de ser,
mas muitos cuidados hei-de ter.
Pois tenho que pôr pouco sal,
para não fazer mal.

Gostava de ser arquiteta,
para poder desenhar.
Mandar construir um teto,
Para eu o poder decorar.

Uma pintora quero ser…
Uma escritora para escrever.
Mas para muito sucesso ter,
muito terei que aprender.


Pensei ser advogada,
mas iria ser uma salsada.
Depois de uma brisa,
talvez acabe por ser juíza.

Nome: Maria Inês Mendes Manescas  4º B


Visita de Estudo: "As tartarugas: a Viagem"

No âmbito do projeto "Escolas Limpas- a nossa escola vai brilhar!", hoje realizámos a nossa primeira visita de estudo deste ano letivo. Fomos visitar a exposição temporária do Oceanário: "As tartarugas: a viagem".
Aprendemos imensa coisa sobre as tartarugas. Sabias que elas podem ficar extintas devido à ação do homem? Alguma vez imaginaste que ao deitares um saco no chão podes conduzir uma tartaruga à morte? Não?! Então pensa comigo... Esse saco, ao deslocar-se pelo ar, pode acabar no mar, oceano... Uma tartaruga pode acabar por engoli-lo, porque assemelha-se às medusas, um dos seus alimentos favoritos.
Após aprendermos tanta coisa, almoçámos no parque das nações e ainda demos uma valente caminhada! Foi um dia muito divertido e enriquecedor!
Mas não pensem que terminou... Quando regressámos à escola, ainda fizemos uma avaliação oral da visita, explorámos o bilhete de entrada no oceanário, fizemos trabalhos de expressão plástica e elaborámos um texto escrito sobre as tartarugas.

Relato dos alunos 4ºA – Escola EB1/JI de Fanhões



ESQUADRÃO ESCOLAS LIMPAS


Neste ano letivo, o Plano Anual de Atividades da Escola de Fanhões gira em torno do tema: "Escolas Limpas - a nossa escola vai brilhar!".
Proposemos aos pais e alunos a criação de uma mascote que identificasse o nosso projeto. Os alunos e suas famílias aderiram com empenho! O resultado foi fantástico! Com as mascotes eleitas formámos o Esquadrão Escolas Limpas!
Nós somos o Esquadrão Escolas Limpas... o nosso lema é "A nossa Escola vai brilhar!". Juntamente com os alunos da escola de Fanhões, prometemos:

  • manter a escola limpa, promovendo a segurança, a educação para a saúde e para a cidadania;
  • cumprir as regras de funcionamento da escola (sala de aula, recreios, casas de banho e refeitório);
  • respeitar e ajudar a preservar o ambiente que nos rodeia;
  • fazer a triagem (separação) do lixo e colocá-lo nos respetivos ecopontos;
  • criar equipas de vigilantes para assegurar a boa manutenção dos espaços exteriores;participar em projetos relacionados com esta temática ("M=?", "Círculo Mágico","Trocas e Banhocas", "Aprende a Mudar", "Biblioteca Escolar", entre outros); 
  • sensibilizar a comunidade para as questões ambientais;
  • solicitar a cooperação da autarquia para a manutenção do espaço escolar.
Download
Anexo1_ Cartaz Esquadrão Escolas Limpas.
Adobe Acrobat Document 304.7 KB

Aprendendo Experimentando

Alunos do 1º ano da E.B 1 /JI de Montemor, transformaram-se em cientistas por um dia e realizaram várias experiências. Foram feitas algumas descobertas importantes, como por exemplo que a pêra, a banana e o limão flutuam, como se de cortiça se tratasse. Foi curioso observar a alegria destes pequenos cientistas que não queriam parar de colocar objetos na água para verificarem a sua propriedade de flutuação…


Banda Sinfónica da GNR em concerto na escola EB1/JI de Loures

O dia escolar da não violência e da paz foi comemorado na escola EB1/JI de Loures com um grande concerto da Banda Sinfónica da GNR que, simpaticamente, acedeu ao nosso convite! Paralelamente, foram desenvolvidas inúmeras atividades que poderão ser acompanhadas no facebook oficial da escola ( clique aqui para aceder ).

 

 


Professores por um dia...

 

 Hoje foi um dia especial! Fomos professores dos meninos do jardim de Infância e demos uma aula sobre o Corpo Humano. Apresentámos o aparelho circulatório, digestivo, respiratório, urinário e reprodutor masculino e feminino.

Primeiro estávamos muito nervosos, mas depois perdemos o medo e foi uma experiência muito divertida! Sentimo-nos verdadeiros professores e os meninos do Jardim de Infância portaram-se muito bem e aprenderam mais coisas do Corpo Humano! Gostávamos de repetir esta experiência!


EB1 Loures (alunos do 3ºA)

 

 

Hoje fomos à sala do 3ºA e da professora Fátima. Eles tinham preparado uma aula sobre o Corpo Humano, porque nós andamos a falar desse projeto. Explicaram tudo muito bem e pareciam professores a sério!

Eles sabiam muitas coisas e mostraram os cartazes que tinham feito. Gostámos muito e queremos voltar outra vez, para aprender mais coisas.


(Jardim de Infância de Loures)

 


EB1 de Casaínhos - Visita de estudo à exposição “O mundo dos Dinossauros”

No dia 14 de novembro de 2011, a nossa escola deslocou-se a Lisboa, às instalações da Cordoaria nacional para ver a espantosa exposição de dinossauros.

Logo às 9 horas da manhã estávamos prontos para entrar no autocarro que nos levaria até à zona de Belém. A viagem demorou quase uma hora, a animação era muita, alguma ansiedade e só o tempo parecia não estar disposto a colaborar.

Quando chegámos, antes de entrar tratámos da nossa barriguinha com o lanche que levámos nas mochilas. Foi mesmo no passeio e de forma rápida porque estava um friozinho pouco agradável.

Os nossos professores trataram de comprar os bilhetes, enquanto nós tentávamos observar o que era possível. Alguns estavam aflitos para ir à casa de banho e lá se perderam mais uns minutos…

Por volta das 10h45min, finalmente iniciámos a nossa visita, primeiro fomos para uma sala com um ecrã grande e vimos um filme sobre os dinossauros durante cerca de 25 minutos. Podemos ver vários dinossauros de diferentes tamanhos e como eles viviam. Foi muito interessante e aprendemos muitas coisas novas sobre eles.

De seguida, estava uma menina à nossa espera que nos acompanhou em toda a visita. Andámos uns metros e fomos dar a uma sala enorme onde estava o esqueleto de dois dinossauros muito, muito grandes. Depois fomos por um corredor bastante comprido e observámos muitos cartazes, dentes, unhas e ouvimos algumas explicações.

 


Obrigado, 7ºD !

Em agradecimento ao trabalho espetacular, realizado pela turma 7º D  propositamente para os JI's , o JI de Lousa elaborou um video como forma de agadecimento e comprovativo das aprendizagens realizadas através da articulação entre ciclos. As crianças adoraram e empenharam-se bastante nesta filmagem. Obrigado!!

 


O Soldadinho de Chumbo

 

No dia 16 de novembro, os meninos do Jardim de Infância de Loures foram ao Teatro da Malaposta, assistir à peça “ O soldadinho de chumbo”. Esta história foi inspirada num conto de Hans Christian Andersen, em que um corajoso soldadinho de chumbo se apaixona por uma linda e elegante bailarina. Tudo se passa num quarto de brinquedos, onde os brinquedos ganham vida e vivem uma fantástica aventura, não faltando o palhaço, a fada azul, as ratazanas, a boneca de corda, o relógio e até um feiticeiro mau! Foi um espetáculo muito divertido, em que também fomos chamados ao palco e aprendemos a importância do amor e da amizade!

 

“Uma história divertida, mas também terna... e mágica!”

 

Visite aqui o site do centro cultural da Malaposta!


O dia de S.Martinho na EB1/JI de Montemor

 

No dia 12 de Novembro entre as 15 e as 17 horas realizou-se, na nossa escola, um magusto onde não faltou a grande animação e momentos de convívio entre pais e filhos na participação em vários ateliês tal como jogos tradicionais, karaoke, pinturas murais, caça ao tesouro e claro, a bela castanha assada.

 Foi uma tarde de sábado muito animada na nossa escola.


Um São Martinho Diferente...

 A Escola EB1/JI de Loures envolveu toda a comunidade educativa para trabalhar o tema do outono.

Na Unidade de E. Estruturado os alunos meteram mãos à obra e criaram verdadeiras obras de arte.

Aprendemos as árvores e frutos do outono.

Brincámos às adivinhas sobre o tema.

Olhem para nós!!!

Fizemos uma salada de fruta deliciosa nhamnhmnhm mmmm…

Cheirámos e provámos para adivinhar que fruto saboreámos. 

Para comemorar o dia de S. Martinho todas as salas estiveram envolvidas na decoração da escola. 

Não poderia faltar o bom lanche do Magusto, foi tão bom saborear as castanhas quentinhas cozidas e assadas.  Não podemos esquecer o sumo para acompanhar, isto para os alunos, porque para os adultos houve quem não esquecesse a boa jeropiga.

Este dia foi tão magnífico que os alunos da Unidade decidiram registar o momento.

 

FAÇAM AQUI O DOWNLOAD DO FICHEIRO PRODUZIDO NA UNIDADE DE E.E.

Download
S. Martinho - 11-11-2011.pdf
Adobe Acrobat Document 887.6 KB

O Nosso Magusto

O Jardim de Infância de Cabeço de Montachique e o Jardim de Infância de Salemas comemoraram juntos o Dia de S. Martinho. Mesmo com chuva o dia foi muito bem passado! Com um fogareiro, carvão,  um assador de castanhas, um abanico, um carrinho do vendedor, música e com boa companhia fizemos a nossa festa das castanhas - O MAGUSTO!  Brincamos ao faz de conta: O vendedor de castanhas tinha castanhas assadas a sério no fogareiro e todos comeram castanhas quentinhas! O pregão do vendedor de castanhas que aprendemos com os meninos do 1º ano e do 2º ano não esquecemos de cantar!

 

“Quem quer castanhas quentinhas,

Todas assadinhasNo meu assador?

Quem as quiser provar,

Terá que as comprar!”  

 

Sendo o nosso lema "ESCOLAS LIMPAS" foi maravilhoso ver como sendo tão pequeninos os nossos meninos do Jardim de Infância conseguiram deixar o chão tão limpinho, quase sem cascas de castanhas! Os cartuchinhos de jornal ajudaram! Foi bom partilhar o magusto com outros amigos!

 

J I de Salemas e de JI de Cabeço de Montachique


Alimentação e tradição

Na nossa escola tanto damos importância à alimentação como à tradição!

Educar para uma alimentação saudável torna-se importante a partir dos primeiros anos. No Dia da Alimentação fizemos espetadas de fruta e aprendemos a sua importância de uma forma saborosa e divertida.

Escola EB1 N.2 de Loures1ºA


Dia Mundial da Alimentação

O dia da alimentação foi muito vivido na nossa escola, além de realizarmos muitos trabalhos como a roda dos alimentos fomos cozinheiros e pasteleiros por um dia, cofeccionando doces e salgados.
 
No final do dia realizamos uma pequena feira da alimentação.
Contamos com o apoio e participação dos encarregados de educação e restante comunidade escolar.
 

Jardim de Infância de Montemor


Produção Multimédia para o JI

UM TRABALHO DE PARCERIA 3º CICLO -JI

 

Trabalhos desenvolvidos pela turma do 7ºD no ano letivo 2010-2011 na disciplina de Produção Multimédia, dirigidas a todas as turmas do jardim de infância.

 


Um texto informativo...assustador!

Como estávamos a trabalhar o texto informativo – notícia e, para pôr em prática os nossos conhecimentos, escrevemos algumas notícias. Aqui fica uma das preferidas da turma.


VAMPIRO MORDE PESSOA


Um vampiro sanguinário mordeu uma mulher jovem, alta e morena, numa floresta, na noite do dia das Bruxas.O vampiro seguiu a mulher, de sua casa até à floresta, mordendo-a quando a apanhou desprevenida.Suspeita-se que o tenha feito por ter muita fome e sede. A jovem desmaiou e transformou-se também num vampiro. O que será que vai acontecer a seguir…?

E.B. 1 n.º 2 de  Loures  2.ª / 3.º D


Halloween

No dia 31 de outubro passeamos pelas ruas da nossa aldeia a festejar este dia.
Usamos disfarces de bruxas,piratas e vampiros.
Recebemos muitos elogios e alguns habitantes, passearam pela aldeia fazendo-nos companhia.
 
Na sala de atividades realizamos muitos trabalhos e ouvimos muitas histórias de bruxas e bruxinhas.
 
EB1/JI de Montemor


Iluminar o Halloween...

No dia 31 de outubro, a nossa escola celebrou o Halloween, o Dia das Bruxas. As crianças vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar…Os símbolos presentes desta comemoração são: as abóboras e velas. As abóboras simbolizam a fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos.Para esta comemoração resolvemos esculpir uma abóbora.


É preciso:

1 abóbora

1 faca afiada

1 vela pequena


Como fazer:

Utilizando a faca faz-se um corte ligeiramente inclinado no topo da abóbora. Retira-se a tampa e guarda-se. Através dessa abertura remove-se o interior da abóbora, raspando suavemente as paredes da abóbora de forma a ficarem lisas (tirando as sementes lá de dentro).Com o uso da caneta fazem – se as marcações dos olhos, nariz, boca, dando azo à imaginação. Cuidadosamente retiram-se essas partes individuais que não interessam.Por fim, coloca-se a vela no interior da abóbora. Depois é só acende-la, colocar a tampa e apreciar o resultado final. O ideal para enfeitar esta festa que é o Halloween.


1º/2º B (EB1 nº2 de Loures - Profª. Carla Dias)

 


E no Dia das Bruxas…

Inventámos bruxas a partir de um balão.

 

Para esta atividade precisámos de:

. balões

. cartolinas de várias cores

. cola batom ou líquida

. imaginação

 

Esta é uma das bruxinhas que inventámos.

 

 

Escola EB1 N.2 de Loures

4ºE

 



INCÊNDIO EM A-DOS-CÃOS

No dia, 5 de Outubro, pelas 10 horas da noite, houve um incêndio em A-dos-Cãos. O incêndio começou no Carrascal e passou os tanques públicos ameaçando as casas.

Para combater o incêndio estiveram presentes quarenta bombeiros e quatro viaturas. Alguns populares também auxiliaram com mangueiras e com baldes.

O incêndio foi extinto por volta da uma da manhã e, apesar do susto, não houve vítimas nem estragos nos bens das pessoas.

 

Texto coletivo do 2º, 3º A

EB1/JI DE A-DOS-CÃOS