Escola Básica 2,3, Sttau Monteiro


POLÍTICOS por um dia

No dia 17 de Fevereiro a turma do 8º B participou num workshop, realizado na Assembleia da República, com deputados os diferentes circulos eleitorais. Teve como titulo "Politicos à tua medida" e pretendeu pôr na agenda dos politicos a importância do desenvolvimento globa. Em conjunto todos os envolvidos refletiram sobre a necessidade de pensar em politicas de equidade social para o Mundo. Foi um dia muito importante, para todos os intervenientes.


ANDAKATU vai à escola...

No dia dois de dezembro, a nossa turma foi assistir à atividade “Andakatu vai à Escola” que decorreu no Polivalente da nossa escola. Ficamos a perceber melhor como os nossos antepassados sobreviviam nas piores condições que se podem imaginar...Aprendemos como os povos do paleolítico lidavam com as dificuldades com que se deparavam no dia a dia: caçavam animais “vinte vezes”  maiores que eles; pintavam nas paredes das grutas e utilizavam instrumentos de pedra lascada, madeira e osso, muito toscos, para se defenderem. Para se aquecerem, afugentar os animais e cozinhar, utilizavam o fogo, como o monitor do Museu de Mação demonstrou, utilizando pedras e paus. Explicou-nos ainda o processo que utilizavam para obter a tinta.Ao longo dos tempos, o homem evoluiu e começou a tornar-se cada vez mais parecido connosco: o crânio tornou-se maior, o maxilar recuou e a postura endireitou-se! Constatamos ainda o grande avanço das comunidades agro-pastoris: estas já praticavam a agricultura e utilizavam uma mó manual para moer o cereal que recolhiam.No final, foram esclarecidas dúvidas colocadas por nós!! Adoramos esta experiência, principalmente porque tivemos oportunidade de tocar nas réplicas dos utensilios, produzidas no Museu para nos aproximar mais do passado, levando-nos de uma forma divertida a viajar no tempo...

 

Trabalho elaborado pelos alunos do 5ºC 

 


POLÍCIAS POR UM DIA

No dia 29 de Novembro, algumas turmas da nossa escola (6ºC, 5ºD e Cef Jardinagem) e de outras escolas foram à Unidade Especial da Polícia (U.E.P) em Belas.
O objetivo da visita foi dar a conhecer aos mais jovens o dia-a-dia de um polícia. Quando chegaram, os alunos ouviram a banda da U.E.P. e depois tiveram oportunidade de fazer várias atividades, nomeadamente rapel, fingir de polícias de segurança pública, ver os carros da polícia, ver os cães da polícia a fazerem exercícios e de lhe darem uma festinha, entre outras.
Num balanço geral, todas as turmas gostaram muito da experiência de serem polícias por um dia.

 

6ºC (Língua Portuguesa)


17 Outubro 2011 - Dia mundial da erradicação da pobreza

No dia 17 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Esta data representou igualmente uma oportunidade para sensibilizar as crianças e jovens para a dura realidade da pobreza extrema.
A Oikos, como representante do Global Call To Action Against Poverty (GCAP), através da Campanha Pobreza Zero, não ficou indiferente a esta data, lançando em Portugal o relatório “The World we Want”e associou a este dia um desafio às escolas:
“O Mundo que queremos… é possível!”.
A nossa escola aderiu a esta iniciativa transmitindo esta mensagem junto de todos:
“A nossa coragem e espírito comuns têm que ter mais força do que qualquer crise financeira ou ambiental: podemos viver em paz e num ambiente saudável. Podemos transformar a cultura competitiva generalizada em cultura de cooperação global, o domínio em inclusão, a exploração de uns pelos outros e do planeta em respeito, equilíbrio e harmonia.”

 

A equipa de coordenadores

 

MAIS INFORMAÇÃO

Download
Faça o Download e conheça a descrição desta atividade
Descrição da atividade 17OUTUBRO.pdf
Adobe Acrobat Document 494.7 KB

ACREDITAMOS!

Aprendemos na escola ,que fazendo um gesto de solidariedade
pobreza não tem vencedores…
Que podemos ser os únicos a trabalhar num projeto,
mas se acreditarmos, teremos o apoio de muitos…
Se eu fizer a minha parte,
e cada um à sua maneira fizer a sua…,
é possível mudar a história, pois nunca estaremos sózinhos.
E se cada um tiver a humildade de pedir ajuda,
muitos virão em seu auxílio…
Podemos juntos acreditar em dias melhores,

podemos juntos acreditar em pessoas melhores
e juntos construir um mundo melhor…
Seremos sonhadores?
Não, fazemos parte deste mundo em que todos vivemos!

 

A Equipa de Coordenadores

 

Download
Conheça o folheto informativo da campanha
Associando esta data ao dia mundial dos “Direitos da Criança”, 20 de Novembro, pretendemos oferecer à escola uma lembrança que seja um “bem“ que revele um dos valores mais nobres por ela transmitido, “O Ser Solidário”.
Esperamos que esta oferta seja algo que permita retribuir às famílias e crianças carenciadas o reconhecimento dos valores que a nossa Escola tem ajudado a construir!
Campanha+1.pdf
Adobe Acrobat Document 607.2 KB
Download
INFORMAÇÃO para toda a comunidade educativa
EU CONTIGO!
campanha+2A-2.pdf
Adobe Acrobat Document 717.3 KB