ANIMAÇÕES COM ANIMAÇÃO

No dia 22 de abril, o Jardim de Infância da Fonte Santa recebeu o Professor Carlos Rodrigues, da EB 2/3 Luís Sttau Monteiro.

Com mestria, perante 75 olhos curiosos, foi desvendando as várias fases de como se realiza um filme de animação.

Posteriormente a animação foi outra...fotos e mais fotos e o resultado final irá ser desvendado mais tarde.

Resta-nos agradecer com um MUITO OBRIGADO ao professor Carlos Rodrigues, esta manhã tão bem passada e o quanto todos gostámos de vivenciá-la.

A equipa da Fonte Santa


O DIA DO PAI EM MONTEMOR

Este ano, mais uma vez, o Dia do Pai e os valores da família foram explorados nas várias salas da escola de Montemor.

Os alunos fizeram as tradicionais prendinhas e um postal para o pai mobilizando competências das várias áreas disciplinares.

As turmas do jardim de infância e do 3.º/4º anos fizeram um estojo. A turma do 1.º/2º anos fez um suporte para o carregador de telemóveis.

No dia 19, os pais (e/ou avós) do jardim de infância vieram passar a manhã com os seus educandos, no espírito da escola aberta à comunidade, e pintaram um mural alusivo ao dia.



O CAMINHO DA LIBERDADE

No dia 7 de março de 2015, realizou-se no Pavilhão dos Bombeiros um espetáculo de solidariedade a favor dos BVL, intitulado “Contar Abril a Cantar”, envolvendo o Agrupamento de Escolas do Algueirão – Mem Martins e alunos e ex-alunos da escola sede do nosso Agrupamento, que protagonizaram a dramatização – “O Caminho da Liberdade”.

A participação da nossa Escola integrou-se nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e reavivou um projeto, levado a cabo no ano letivo anterior, com alunos do 5.º e do 9.º anos. Foram recriadas memórias e lançado o convite ao espetador para viajar desde o “Desfado”, símbolo da saudade tão portuguesa, até aos acontecimentos mais marcantes da madrugada do 25 de abril, que encetaram o caminho da liberdade.

Congratulamo-nos ao constatar que o nosso Agrupamento continua a desenvolver práticas pedagógicas e consistentes que promovem nos jovens o espírito de cidadania responsável, numa cultura participativa de mudança pessoal e social, projetando assim a esperança num futuro mais solidário.



O ECLIPSE 

Nesta sexta-feira (20 de março), milhões de pessoas acompanharam o eclipse solar em vários países. No nosso agrupamento também não foi exceção.

Com óculos especiais para evitar danos nos olhos, lentamente, o sol desapareceu. Para voltar a brilhar minutos depois.

O eclipse solar ocorre quando a lua fica alinhada entre o Sol e a Terra. Embora o Sol seja 400 vezes maior, a Lua está muito mais próxima da Terra e consegue encobrir o brilho que chega à terra.

O fenómeno pôde ser visto também em partes da Ásia e da África. Quanto mais a Norte, mais coberto ficava o Sol. Eclipse total, só perto do Círculo Polar Ártico.


PÁSCOA FELIZ E COLORIDA

Para assinalarmos a Páscoa na nossa escola, todas as turmas participaram numa exposição de Ovos da Páscoa, alusiva ao tema. 

Estamos todos de parabéns pelo empenho demonstrado e aproveitamos para desejar uma Páscoa muito feliz a todos os leitores desta página... com muitos Ovos!



VISITA DE ESTUDO ao “Lisboa Story Centre”

No passado dia 29 de janeiro, o 5º A foi fazer uma visita de estudo a Lisboa.

Chegámos ao Terreiro do Paço e dirigimo-nos à estátua de D. José I, onde estivemos durante algum tempo, tendo aproveitado para fazer um lanchinho. Mais tarde, subimos ao Arco da Rua Augusta e tivemos a oportunidade de apreciar a magnífica vista da cidade de Lisboa: a Sé; o Castelo de S. Jorge; a Ponte 25 de Abril e o magnífico Rio Tejo, entre outros.

Entretanto, fomos visitar o “Lisboa Story Centre”. Aqui, colocámos uns auscultadores e fomos ouvindo a história de Portugal, desde os 1ºs povos até à reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755. Ao mesmo tempo, íamos observando painéis informativos. Vimos um filme sobre o Terramoto e uma simulação do mesmo.

Por fim, tivemos um encontro com Sebastião José de Carvalho e Melo – o nosso Marquês de Pombal que nos contou como foi reconstruída a cidade de Lisboa e com quem pudemos tirar algumas fotos.

Fomos almoçar e, como estava a chover, tivemos que comer debaixo das arcadas do Terreiro do Paço.

Regressámos à escola muito contentes pois achámos esta visita muito divertida e educativa.


O AUTOR VISITOU A ESCOLA

A  Escola Básica de Cabeço de Montachique, em parceria com o J.I. de Salemas recebeu o Escritor "Jorge Courela", com o livro o "Capitão miau miau". Nesta apresentação espectacular do autor, este deu a conhecer as canções originais do livro e interagiu com crianças e comunidade, fazendo deste momento único e do agrado de todos. 


E AO LONGE, O TEJO.

No dia 29 de Janeiro, as turmas A e C do 8.º ano realizaram uma visita de estudo intitulada “À Descoberta de Lisboa”, inserida no âmbito de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de: Português, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual.

De início, deleitámo-nos no Terreiro do Paço, onde “captámos imagens não só com a câmara, mas também com a nossa imaginação, um lápis e um papel” (Leonor Cruz). Visitámos o Lisboa Story Centre, onde nos foi proposta uma viagem pela história da cidade de Lisboa, desde a sua fundação até ao século XXI “senti-me a viajar numa máquina do tempo” (Catarina Solo). Adorámos a forma interativa da apresentação, recorrendo a suportes multimédia e cenografias várias, entre elas, um filme que recria alguns dos momentos trágicos vividos no terramoto de 1755 “conseguimos ver o medo, o desespero e a insegurança das pessoas (…) os estragos, os incêndios e as mortes… nem assim a população de Lisboa se deixou vencer. Foi em tempos de pânico e sofrimento que emergiu um homem que deu início à reconstrução de Lisboa” (Leonor Cruz).

De seguida, assistimos a uma performance teatral, que nos proporcionou um encontro ao vivo com Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal. Através do seu discurso, fomos gradualmente transportados a uma época marcante da história da cidade de Lisboa.

Visitámos ainda o miradouro do Arco da rua Augusta que oferece uma panorâmica de 360º sobre a cidade. A emblemática praça do Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge e o rio Tejo são alguns dos pontos avistados do topo do edifício “o mundo parecia que parara para que olhássemos para ele… tudo era mais belo e precioso visto lá de cima” (Joana Ferreira).

Almoçámos na Ribeira das Naus em frente ao Tejo “Eu que até aqui estivera de costas para o rio, virei-me e foi como se estivesse a ver todo o mundo naquele lençol de água. Era como se estivesse a ver a entrada e a saída para o mundo a partir dali.” (Joana Ferreira). Convivemos e partilhámos experiências “(…)pudemos ver as vitórias e as derrotas, os tempos de tristeza e de pobreza, os tempos de glória e luxo, os grandes heróis e revolucionários da nossa Nação, um povo determinado, lutador e unido.” (Leonor Cruz) “Esta viagem abriu-nos a mente para novos horizontes…”(Joana Ferreira).


JI DE LOURES NO OCEANÁRIO

No dia 20 de fevereiro, as duas salas do Jardim de Infância de Loures, fizeram uma visita de estudo ao Oceanário. Foi com muita alegria e entusiasmo que descobrimos a vida no fundo do mar!
Participámos ainda numa atividade no Cantinho da Ciência do Pavilhão do Conhecimento, onde transformámos produtos da horta, em tintas coloridas com que pintámos uma tela.
Terminámos o dia com um piquenique muito animado no "jardim das ondas"!


O CARNAVAL NAS NOSSAS ESCOLAS

No passado dia 13 de fevereiro, e dando cumprimento ao PAA, os alunos da EB do Tojalinho participaram no Desfile de Carnaval juntamente com a EB/JI da Fonte Santa, pelas ruas da comunidade local, o tema deste ano foi “ Personagens da sétima arte ”, as personagens escolhidas foram o Mickey Mouse e a Minnie..

Assim, os alunos fizeram a planificação da máscara, que posteriormente foi feita por cada um, com a colaboração da monitora da APEEFS, que às quartas-feiras dinamiza o atelier, bem como, com a orientação da professora titular. De casa, os alunos trouxeram a roupa base do disfarce depois completámos com as máscaras e alguns adereços, estes foram realizados com EVA.

 

Foi um dia muito divertido cheio de alegria e muita folia!!!


FESTA DE NATAL DA EB1 de CASAINHOS

Este ano celebrámos o Natal com uma festa na nossa escola no dia 16 de dezembro. Os alunos apresentaram algumas músicas, coreografias e uma peça de teatro. Este filme mostra alguns momentos dessa peça e foi realizado por um encarregado de educação que gentilmente nos cedeu o link do mesmo. Finalizámos este dia com um lanche partilhado para o qual contámos com a preciosa colaboração dos "nossos pais".


CLIQUE NO LINK EM BAIXO para visualizar o vídeo...


http://www.magisto.com/album/video/Lig5BEFWFgIvOiIHDmEwCXt7?l=vsm&o=a&c=c


RECOLHA DE SANGUE no Agrupamento

Convidamos toda a comunidade educativa a participar na recolha de sangue que o Instituto Português do Sangue irá levar a cabo, no dia 26 de janeiro (2ª feira), no Polivalente da escola sede do Agrupamento de Escolas Nº1 de Loures, entre as 9 e as 13 horas.


EB FONTE SANTA - FESTA DE NATAL

No dia 16 de dezembro, terminámos o período em beleza... para além de nos termos lambuzado com as iguarias que as famílias enviaram para lancharmos em convívio, ainda assistimos à peça de teatro "Um Natal diferente", preparada pelo Jardim de Infância em colaboração com o SAF - não podíamos ter terminado de melhor maneira!!!


NATAL NA ESCOLA - EB DA FONTE SANTA

Este ano a magia do natal invadiu todo o nosso edifício. Partilhamos convosco as fotos, que seguem carregadas de votos de festas muitos felizes, para todos os leitores desta página. Feliz Natal!!!

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES EM DESTAQUE

A DGestE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) endereçou-nos um amável convite para nos fazermos representar, enquanto agrupamento, nos ciclos de exposições que leva a efeito quinzenalmente nas vitrinas das suas instalações da Praça de Alvalade em Lisboa. Com estas exposições, a DGestE dá aos agrupamentos a possibilidades de divulgarem as suas dinâmicas, promovendo com substancial impacto junto da sociedade a sua imagem, através de uma pequena mostra daquilo que de mais relevante os alunos produzem ao longo de um ano letivo.
Cientes da importância da oportunidade e conhecedores do potencial da capacidade dos nossos alunos e do corpo docente, aceitámos de imediato o desafio. É, simultaneamente, uma forma singela de celebrarmos os dez anos de Agrupamento (2004-2005 / 2014-2015) e acrescentarmos mais um marco significativo ao nosso percurso. 
A circunstância de estarmos a arrancar com o ano letivo dificultou muito a nossa participação e limitou a forma de representatividade, mas não condicionou a qualidade da nossa presença. 
A exposição decorre de 17 de setembro a 1 de outubro inclusive, dia em que haverá uma pequena surpresa na cerimónia de encerramento. 
Sugiro que façam uma visita "in loco" e, entretanto, deixo-vos algumas imagens recolhidas no dia da inauguração.

A Diretora
Maria Manuel Andrade