PROJETO "No AMARELO É LIMPINHO"

VISITA DE ESTUDO À VALORSUL

A turma D do 6º ano da Escola E. B. 2, 3 de Luís de Sttau Monteiro de Loures realizou uma visita de estudo ao Centro de Triagem da Valorsul em Lisboa no dia 16 de dezembro de 2011, no âmbito do Concurso “No Amarelo é Limpinho”.Ao chegarem, os alunos foram recebidos por um monitor que lhes mostrou um vídeo informativo sobre o trabalho feito na Centro de Triagem e lhes entregou um colete para procederem à visita das várias secções. Os alunos apreciaram de perto todas as etapas pelo que o lixo passa até aparecer num produto “novo”.No fim da visita os alunos receberam alguns presentes alusivos à reciclagem.Podiam ouvir-se alguns dos comentários dos alunos: “A visita foi lúdica e ao mesmo tempo educativa”, “Saímos de cá com a ideia de Reciclagem Reformulada para melhor” e “…no fundo foi um contrato com o lixo – RECICLAR”.     


A turma do 6º D                                           

 



PROJETO M=?

TESTE

TESTE


Este projecto sugere algumas datas a comemorar visando a divulgação dos objectivos do milénio e a sensibilização da comunidade educativa para os mesmos:

 

  • 17 de Outubro: Dia Internacional da Erradicação da Pobreza
  • 20 de Novembro: Dia Universal dos Direitos da Infância*
  • 10 a 18 de Dezembro: Semana dos Direitos Humanos e das Migrações
  • 30 de Janeiro: Dia Escolar da Paz e da Não-Violência
  • 8 de Março: Dia Internacional dos Direitos da Mulheres
  • 23 a 29 de Abril: Semana de Acção Global pela Educação**1
  • 8 a 21 de Maio: Semana da Cidadania e da Diversidade Cultural
  • 5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente.

 

O projecto desenvolve ainda 3 workshops inter-escolas por ano, para professores e alunos. Do nosso agrupamento, este ano participaram no 1º workshop sob o tema da interdependência, um docente e três alunos.

 


Atividade do projeto M=? em LOUSA

No âmbito do projeto M=?,comemorando o dia mundial da alimentação/erradicação da pobreza, a EB1/JI de Lousa desenvolveu uma atividade de teatro de fantoches.Os fantoches foram elaborados no jardim de infância,caracterizando os frutos verdadeiros,com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância de uma alimentação saudável. Continuando o trabalho de articulação com o 1º ciclo, o teatro foi apresentado a todas as turmas.

 


Dia Internacional da Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro


EB1/JI Cabeço de Montachique

 

Na nossa escola, para assinalar Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a comunidade escolar realizou uma angariação de donativos, (alimentos como leite, papas, legumes, frutas…) para a auxiliar a Instituição “ Ajuda de Berço”.

Esta atividade foi inserida na “Feira do Outono”, que consistiu em vender compotas, marmeladas, livros de receitas, e também comemorar o Dia Mundial da Alimentação.  Neste dia tivemos a presença de Pais, Encarregados de Educação, Enf. Patrícia do C. Saúde Loures, Presidente da Junta de Freguesia de Lousa e Drº Margarida Madeira  da Ajuda de Berço, que se deslocou à nossa escola para participar nas nossa atividades e recolher os alimentos doados.

Foi um dia muito especial para toda a comunidade educativa, pois as nossas crianças tiveram a oportunidade de aprender a importância de ajudar e colaborar com quem mais precisa. É de realçar, também, que TODOS contribuíram com muito agrado e empenho, transformando esta iniciativa num sucesso, que teve como consequência um grande número de alimentos recolhidos.