SE O NATAL É ISTO...

E se o Natal fosse todos os dias?

Foi este o mote que deu origem ao tradicional vídeo de natal da turma do 4.ºA da Escola Básica de Loures.

Sem dúvida que o mundo seria melhor se todo o espírito do Natal perdurasse por todo o ano.

 

A todos um feliz Natal!

VIVÊNCIAS NATALÍCIAS

Ao longo do mês de dezembro vivemos muitas emoções!

Começámos com a reutilização de materiais para construirmos diferentes presépios.

A nossa Feira de Natal permitiu mostrar a toda a Comunidade Educativa, os trabalhos realizados pelos alunos. Foi com a venda que conseguimos pagar o transporte para nos levar ao Loureshopping.

Outras das atividades foi a ida aos Correios para enviar a tão desejada carta ao nosso querido Pai Natal.

Recebemos a visita do Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões que presenteou as nossas crianças com um delicioso Pai Natal de chocolate. Adorámos. Muito obrigada!

O lanche convívio, a dança com toda a escola e a ida ao cinema marcaram os últimos dias do 1.º período.

A Escola Básica de Fanhões deseja a todos os Alunos, Encarregados de Educação e demais familiares, um Feliz Natal e um Ano de 2017 repleto de muita saúde, paz e amor!

A Exposição de trabalhos do 7º Ano diz respeito ao 1º Tema - A Terra. Estudos e representações no âmbito da localização dos lugares com o título: "A Rosa dos Ventos". Em relação ao 9º ano, os trabalhos referem-se ao 5º tema - Contrastes de desenvolvimento no âmbito dos países com diferentes graus de desenvolvimento com o título: "Um planeta Terra com diferentes realidades".

No que diz respeito ao placard das Geonotícias...continua a informação dos conteúdos programáticos a ser dada ao longo do ano letivo de 2016.17...nesta semana está relacionada com a eleição do presidente para a ONU...António Guterres...(As organizações internacionais).

PARABÉNS A NÓS!

A escola sede do Agrupamento de Escolas n.º1 de Loures celebra, este ano, o 30.º aniversário, nas suas atuais instalações. Conhecida por “Escola Verde”, entrou em funcionamento a 30 de setembro de 1972, no lugar de Alvogas, sob a designação de Escola Preparatória de Carolina Michaelis, tendo posteriormente tomado a designação de Escola Preparatória de Loures n.º1. Com o crescimento demográfico novas instalações foram construídas, em 1986, no lugar das Almoínhas, junto ao centro da cidade. No ano letivo de 1992/93, a escola começou a receber alunos do 3º ciclo, passando a denominar -se Escola EB 2,3 de Loures n.º1 e a 23 de março de 1999, ficou com a designação de EB 2,3 Luís de Sttau Monteiro e, mais recentemente, EB Luís de Sttau Monteiro. Atualmente, na escola funcionam turmas do 2º e 3º ciclo, (cerca de 900 alunos), distribuídas por dois turnos em regime diurno.

A todos os professores, funcionários e alunos, que fizeram, e fazem, parte desta já longa história de 30 anos, o nosso abraço.

JUNTOS continuaremos a valorizar a escola pública e a dar, diariamente, o nosso melhor em prol dos nossos alunos.

PARABÉNS “STTAU”!

 

A Diretora

Maria Manuel Andrade

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA BÁSICA DE FANHÕES

E porque todas as Crianças devem crescer e viver em segurança, iniciámos o ano letivo com sessões que nos transmitiram alguns conselhos e formas de agir no caso de surgirem situações de perigo.

Para além da parte teórica, também fizemos um exercício de evacuação. Conseguimos pôr em prática tudo o que aprendemos com os Técnicos da Proteção Civil de Loures.

ISABEL RICARDO AMARAL na EB DE FANHÕES

Foi com muito agrado que recebemos a Escritora Isabel Ricardo Amaral na nossa escola.

Todos os alunos foram convidados a ouvir belas histórias e a entrar no mundo fantástico da imaginação!

Este projeto foi promovido pela Câmara Municipal de Loures e teve, obviamente, a parceria das Bibliotecárias do nosso Agrupamento de Escolas, a quem agradecemos!

Um Puzzle de comer...

No dia 19 de outubro, para marcar o Dia Mundial da Alimentação, os alunos da E.B. de Lousa realizaram um puzzle, em articulação horizontal e vertical com todas as turmas,  de uma roda dos alimentos gigante. Os alunos e professores trocaram ideias sobre cada parte pertencente à roda. 

Erradicar a Pobreza!

No dia 17 de outubro, para marcar o Dia da Erradicação da Pobreza, os alunos da E.B. de Lousa formaram um cordão de sensibilização para o tema com palavras e frases de solidariedade.

GEONOTÍCIAS

Durante este ano letivo, de 2016.17, irá decorrer na Escola de Luís Sttau Monteiro uma atividade relacionada com os conteúdos programáticos do 9º ano, designada por GEONOTÍCIAS. O docente Paulo Gonçalves irá colocar diversas notícias atualizadas, retiradas de jornais, revistas, internet, televisão... , num placard, com o objetivo de promover e incentivar os alunos a ler e a relacionar os conteúdos dados este ano com a informação dos mais diversos meios de comunicação (acontecimentos ocorridos no dia a dia, quer ao nível nacional, quer ao nível internacional).

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza em Fanhões

Os nossos alunos já provaram diversas vezes que são solidários e estão atentos aos problemas que os rodeiam. Mais uma vez, aderiram à causa mostrando a sua sensibilidade face à pobreza.

Formámos um cordão humano, vestimo-nos de branco, colocámos as pulseiras oferecidas pela OIKOS e escrevemos algumas mensagens que afixámos nas paredes de um dos pavilhões.

Todos juntos faremos a diferença!

Dia Mundial da Alimentação

Esta semana comemorámos o Dia da Alimentação e os alunos aprenderam que a alimentação deve ser equilibrada e variada. Fizemos gelatina, pudim de frutos, gelados, uma tarte de maçã, batidos de fruta e saladas variadas. Os alunos do Pré-escolar fizeram desenho à vista e que bem que ficaram as suas obras. No refeitório houve partilha de todas as sobremesas. Para casa levaram a sua salada de legumes para acompanhar a refeição.

A alimentação é um ato de amor connosco mesmos e por isso devemos dar-lhe muita importância.

Comam de forma saudável e viverão mais felizes! (EB/JI FANHÕES)

Viver EMOÇÕES | EB1 Montemor

No âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento, com o sub-tema "Viver emoções", a EB de Montemor tem trabalhado as emoções com os seus alunos.

Têm sido realizados diálogos e partilha de experiências sobre aquilo que podemos sentir e de como o nosso meio ambiente afeta o nosso estado de espírito. Foram feitas algumas partilhas inter-turmas.

Os alunos do jardim de infância já realizaram um placar exemplificativo das várias emoções que podemos sentir e que enriquece a entrada da nossa escola.

Os alunos do 1º ciclo, trabalharam a emoção da "alegria" na primeira semana de outubro. Entre muitas outras, surgiram frases como:

"A alegria é um arco-íris." ou "A alegria é como ter o sol dentro do peito."

Para estes alunos, mais crescidos, as emoções foram associadas aos emojis, o que os entusiasmou imenso.

No final da atividade, os trabalhos individuais foram afixados num placar.

Podemos dizer que trabalhar a alegria... foi um alegria!

LETRAS DE BRINCAR

OS ALUNOS DO 1º A DA EB DA FONTE SANTA PARTEM À DESCOBERTA DAS LETRAS

 

Os alunos do 1º A da EB da Fonte Santa modelaram lindas ilhas e belas letras, durante a aula de Expressão Plástica, logo que começaram a descoberta das primeiras letras. Excelente trabalho!

 

 

JOGOS MATEMÁTICOS... GRÃO A GRÃO…

Entre os dias 6 e 9 de junho de 2016, centenas de alunos e cerca de uma dezena de professores passaram pela sala polivalente da Escola Luís de Sttau Monteiro para se divertirem com os Jogos Matemáticos. Os referidos jogos foram construídos pelas turmas do 5ºano, nas disciplinas de EV e ET, em articulação com a disciplina de Matemática. Quem também apreciou a atividade foram os meninos do 4ºano da escola da Fonte Santa que, no dia da visita à sua futura escola, tiveram o prazer de utilizar alguns destes jogos em parceria com os alunos do 5ºD.

 

VEJA O VÍDEO:  https://flipagram.com/f/sKRszX74sG

O PRÍNCIPE PERFEITO

O dia 19 de Maio foi inesquecível para os alunos da Escola Básica de Loures! 

Nesse dia, todos os alunos participaram num passeio de veleiro em pleno Rio Tejo, onde puderam observar de uma perspetiva privilegiada os mais importantes monumentos de Lisboa.

A bordo veleiro Príncipe Perfeito, os quase duzentos alunos da escola, passaram uma manhã única, chegando mesmo a poder almoçar em plena viagem!

Se há barcos Perfeitos, quer parece-nos que também há dias perfeitos... 

ADN - Como extrair o ADN do Morango?

No âmbito de uma formação em BIOTECNOLOGIA, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Loures, realizaram um trabalho de exploração sobre o ADN, que culminou com a extração caseira do ADN do Morango. Sem qualquer tipo de dúvida que esta foi uma atividade bastante interessante e motivadora para todos os alunos, muito pelo facto de lhes ser permitido explorar e realizar de forma autónoma todos os procedimentos.

Estamos em crer esta será apenas a primeira de muitas atividades exploratórias deste tipo, pois os alunos ficaram rendidos …

VIOLETA! O dia da Violeta!

No dia 25 de maio de 2016 celebrou-se o dia do Lilás na escola básica nº2 de Loures.

Visita de Estudo ao Museu Militar de Lisboa

Nos passados dias 5 e 6 de abril, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita ao Museu Militar de Lisboa, integrada no projeto no âmbito do centenário da participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial. Esta iniciativa envolveu várias disciplinas (História, Português, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual) e contou com a parceria da Academia de Esgrima Histórica. 

O guia da visita implementou uma dinâmica extremamente enriquecedora, permitindo-nos um contacto real com as armas e táticas de guerra.Nas coxias, recriámos uma batalha medieval. Imaginámo-nos verdadeiros guerreiros de armadura e espada na mão… que força era necessária! E a perícia em manusear a espada?!! Viajámos, depois, à época dos Descobrimentos e envolvemo-nos nas escaramuças entre piratas e corsários. Terminámos com um duelo no século XIX! Verdadeiramente assustador… aqui apercebemo-nos do peso da palavra e da honra! Foi tão emocionante esta viagem pela História!!!!  

As fantásticas salas que visitámos propiciaram ainda uma abordagem crítica de vários períodos da História de Portugal, bem como a sua ligação àliteratura, sobretudo com os Lusíadas… as pinturas murais ilustravam, de forma majestosa, os episódios que tínhamos estudado nas aulas. Era difícil largar cada uma das salas, mas tínhamos de continuar. 

Esta visita não terminou no dia em que a realizámos. Para além dos trabalhos que ainda temos de efetuar para as várias disciplinas, ela perdurará na nossa memória por todas as experiências fantásticas que nos proporcionou.  

LIVROS FANTÁSTICOS na FEIRA DO LIVRO da MEALHADA

Na E.B. nº 2 de Loures, nos dias 4 a 7 de Abril decorreu uma Feira do Livro onde alunos, pais e professores puderam conhecer livros extraordinários. Livros de fantasias, aventura, com autocolantes, para colorir e muitos mais.

Nestes quatro dias visitámos a Feira, ouvimos histórias e comprámos livros.

A Feira do Livro proporcionou-nos atividades diferentes e motivou-nos para a leitura. A história que a professora Isabel nos contou motivou-nos para criarmos uma história da turma à semelhança do livro “Não fiz os trabalhos de casa porque…”

Texto coletivo 3.º A

Catarina Furtado visita Escola Básica Luís de Sttau Monteiro

O Dragão cospe fogo, a Catarina cospe diplomacia

Cuspi-lhe na cara, com toda a energia que os meus nove anos permitiam”. Catarina Furtado tinha na altura 9 anos e foi assim que reagiu quando uma senhora lhe disse “Tire-me isso daqui!”, referindo-se ao seu amigo, um menino com trissomia 21.

Atualmente, como Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Catarina Furtado cospe frases, parágrafos, livros (lançou recentemente “O que vejo e não esqueço”), na defesa dos direitos da população mundial, nos países em vias de desenvolvimento, principalmente batendo-se e cuspindo um fogo diplomático na defesa dos direitos das mulheres.

Dia 14 de março, a Escola Básica Luís de Sttau Monteiro teve o privilégio de a receber. Numa sessão com alunos do 9º ano, revelou-nos um pouco do que tem visto e não tem esquecido nos seus 16 anos enquanto embaixadora da ONU, no seu serviço de voluntariado, em nome de um mundo melhor, mais justo, mais igual, mais vivo.

Foram duas horas que pareceram 2 minutos. Todos saímos da sala com a sensação que se a Catarina estivesse ficado mais duas horas, os alunos não olhariam uma única vez para o relógio, porque não tinham tempo de o fazer, tal foi a atenção, o interesse e a motivação que a convidada conseguiu transmitir a uma plateia tão exigente.

Ficámos a conhecer a associação Corações com Coroa, fundada pela Catarina em 2012 e que tem como objetivo combater a desigualdade de oportunidades com base no género.

Todos os presentes viram o outro lado da apresentadora do The Voice. Uma personalidade simpática, de grande capacidade de comunicação.

As três alunas da nossa escola que representarão o distrito de Lisboa na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens (Catarina Solo, Cristiana Cardoso e Leonor Cruz) colocaram questões pertinentes, enriquecendo ainda mais uma sessão que já era de 1º prémio de Euromilhões.

Tudo terminou com centenas de autógrafos, fotos, selfies, abraços, beijos, miminhos, emoção, entusiasmo sem limite.

Grande dia, grande tarde. Foi na Escola Luís de Sttau Monteiro. Foi em Loures.

SEMANA DAS CIÊNCIAS

Semana das Ciências - Exposição Interativa - 2015/16, realizada nos dias 15 a 19 de Fevereiro, para as turmas do 3º ciclo, tendo sido também convidadas 2 turmas do 1º ciclo.

Um DIA INESQUECÍVEL

Dia 29 de fevereiro de 2016, na sessão distrital do Círculo de Lisboa do Parlamento dos Jovens, realizada na Escola Secundária Eça de Queiroz, fez-se história. As alunas representantes da Escola Básica Luís de Sttau Monteiro, Cristiana Fernandes, Leonor Cruz e Catarina Solo, conseguiram passar à final, juntamente com outras três escolas, representando, na Sessão Nacional de 2 e 3 de maio, o distrito de Lisboa.

Vamos por partes. Para que o caro leitor consiga perceber o alcance deste resultado histórico, vamos dar-lhe uma ideia do que é este concurso.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário. Participam escolas do ensino público, privado e cooperativo do continente, das regiões autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa. O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma sessão destinada aos alunos dos 2º e 3º ciclos (onde a nossa escola estará representada) e uma sessão destinada aos alunos do ensino secundário. Entre os objetivos do programa está a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política e a reflexão sobre um tema anual em debate, este ano o Racismo, Descriminação e Preconceito.

Associadas a este programa educativo estão entidades de peso, entre elas, o Ministério da Educação, através da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Este ano teve lugar a 21ª edição, havendo uma participação record de escolas: 937 (479 no Básico e 458 no secundário). A Escola Luís de Sttau Monteiro concorreu pela primeira vez, na categoria do Ensino Básico. Fomos uma das trinta escolas (públicas, privadas e cooperativas) que participaram no distrito de Lisboa.

 

As fases do Programa

O Parlamento dos Jovens tem três fases, correspondendo cada uma delas a uma sessão de debate: Sessão Escolar; Sessão Distrital e Sessão Nacional.

 

Sessão Escolar

De forma que o tema deste ano começasse a ser alvo de reflexão e de debate, convidámos deputados de todos os partidos políticos representados na Assembleia da República (exceto o PAN), o representante da SOS Racismo e a senhora vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho.

Apresentaram-se oito listas concorrentes.Houve três dias de campanha eleitoral, os quais foram de alegria e de salutar competição entre listas. O método de eleição dos deputados foi o de Hondt. Votaram 599 alunos, 61,9% da totalidade do 2º e 3ºciclos. Trinta e um deputados, das oito listas concorrentes, marcaram presença na Sessão Escolar. Discutiram as várias recomendações e escolheram as três que levaríamos à Sessão Nacional. Por voto secreto, foram eleitos os dois deputados efetivos, o suplente e o candidato à Mesa da Sessão Distrital.

 

Sessão Distrital

No debate da generalidade, as nossas representantes estiveram muito bem.

Ganhou o projeto da Escola Secundária Miguel Torga, de Monte Abraão, Sintra. Seguidamente, este foi alvo de debate na especialidade. Os noventa deputados presentes foram divididos em quatro grupos. As nossas representantes conseguiram destacar-se e foram eleitas as porta-vozes do seu grupo. O projeto foi alterado e melhorado.

Seguia-se a fase de todas as decisões. Cada um dos deputados efetivos teria de votar em quatro escolas, aquelas que melhor poderiam representar Lisboa.

Finalmente, são revelados os quatro finalistas.

Escola Secundária Miguel Torga, de Santo Abrão, Sintra;

Escola Básica D. Carlos I, Sintra

Escola Internacional de Torres Vedras

Escola Básica Luís de Sttau Monteiro

 Foi, pois, uma vitória histórica, como agora percebem.

 

Sessão Nacional – Assembleia da República – 2 e 3 de maio 2016

No projeto educativo mais importante do país, teremos duas deputadas: Cristiana Fernandes (9ºA) e Leonor Cruz (9ºC). Serão duas entre os 128 deputados de todo o país, Europa (Escola Portuguesa de Paris) e fora da Europa (Escola Portuguesa de Moçambique). Seremos uma das 64 escolas que marcarão presença, a única do concelho de Loures.

A nossa deputada suplente à Sessão Distrital, Catarina Solo (9ºC) passará a ser jornalista. Nesta Sessão Nacional, os 128 deputados serão divididos por quatro Comissões, com 32 ou 33 deputados.

 

Parabéns Escola Luís de Sttau Monteiro. Parabéns Loures!

MOMENTOS FELIZES DO JI DE LOURES

Como tem sido hábito ao longo do ano letivo, as salas de jardim-de-infância na Escola Básica de Loures têm trabalhado em efetiva articulação de conteúdos.

Desta vez, iniciámos o 2º período com a participação no Corso Infantil de Loures e celebrámos em conjunto o Dia de S. Valentim.

Com o Tema Lendas e Mistérios, resolvemos promover os valores da partilha e da cooperação através da exploração da Lenda do Arlequim. Esta lenda foi dada a conhecer aos pais/encarregados de educação. Para a elaboração das fantasias todos trabalharam, as crianças escolheram uma sequência de losângulos, que reproduziram no chapéu formando um padrão, os pais disponibilizaram-se para vestir as crianças de azul e vermelho e na sala completámos com os restantes elementos. Chegado o grande dia, viemos mais cedo para a escola, fomos transportados de autocarro para o local do início do percurso. As crianças vibraram com todo o ambiente de festa, os cabeçudos dos personagens da Disney, a música, a deslocação pelo meio da estrada e o público a assistir. Logo que terminámos o desfile tínhamos o autocarro à espera e chegámos à nossa escola a tempo de brincar com os outros amigos no ginásio. Foi um Carnaval divertido. Foi determinante para o sucesso desta atividade, o facto de na véspera as crianças terem vindo para a escola, com as suas fantasias favoritas, brincar com os amigos na sala de atividades e no recreio.

O Dia de S. Valentim é para nós o Dia dos Amigos e decidimos celebrar, então na segunda-feira, dia 15, fizemos um lanche com surpresa, os amigos da Sala 1 prepararam o lanche e os amigos da Sala 2 ensinaram a cantiga. Esta atividade teve como objetivo promover a amizade, porque as crianças do jardim-de-infância não têm idade para namorar. No entanto há crianças com uma sensibilidade apurada para abordar esta questão, eis a prova:

“O amor é paixão.

Se gostas de alguém, é porque esse alguém é o teu amor.

Se vês este coração é porque é paixão.

Se vês a paixão, casa com esse alguém que está apaixonado contigo agora.”

 

Beatriz - 4 anos

(legenda de garatuja efetuada pela criança)

LISBOA … AQUI TÃO PERTO!       "Um outro Olhar”

 

 

No passado dia 20 de janeiro de 2016, realizou-se uma visita de estudo com algumas turmas do 8ºano- B, C, D, E – inserida  no âmbito de um projeto  interdisciplinar das disciplinas de História, Português Geografia e Educação Visual.

Esta visita iniciou-se com a saída da escola de manhã cedinho, porém isso não nos impediu de convivermos com entusiasmo, mas respeitando as regras de  saber conviver ainda nos autocarros!!

Na chegada à Baixa Pombalina, deparamo-nos com uma paisagem magnífica o que nos animou mais e o sol parecia que nos abraçava com amizade.

Os alunos espalharam-se pela Praça do Comércio… até pareciam «bando de pardais» como aquela canção do Carlos do Carmo.  Assim, sentámo-nos no chão da Praça que tem sido uma testemunha impar da nossa história. Já pensaram nisso??? Para fazer o quê? Somente para desenharmos um detalhe aleatório que nos chamasse mais atenção, ideia ótima do professor de Educação Visual!

Em seguida encaminhámo-nos para a Lisboa Story Centre para efetuarmos uma visita guiada. Ora bem, aqui ficam alguns registos dos meus colegas « enquanto víamos o filme sobre o Tremor de Terra de 1755, senti um misto de sensações… curiosidade! Fiquei arrepiada e fez-me impressão quando os edifícios começaram a desmoronar em cima das pessoas…» « No armazém senti que vivia naquele tempo, pois tudo parecia tão real»  «  eu senti os cheiros das especiarias, eram tão intensos… ah, e os ratinhos que por ali estavam, a escuridão e as teias de aranha… por momentos pensei que estava naquele século».

 

Os meus colegas estão mesmo a gostar desta visita… eh, eu também quero falar… «Assistimos a uma pequena representação do Corsário Fernão Gonçalves, foi muito divertido! Admito que fiquei um pouco assustada, pois o corsário era muito violento e tinha cara de mau!»

E, lá continuámos a visita… desta vez dirigimo-nos ao Arco da Rua Augusta. É mesmo imponente e faz-nos sentir tão pequenos.

Ora bem, vamos ouvir mais algumas opiniões «E no alto do miradouro parecia que podíamos abraçar toda a Lisboa Pombalina. Senti-me emocionado.» «gostei muito do mecanismo do relógio…por momentos senti-me a deslizar para outro local!!! Efeitos do relógio…».

E finalmente fomos até um outro espaço… «Depois para descansar os pés e confortar a barriga, fomos para a Ribeira das Naus almoçar e apreciar o som magnífico e tranquilizante do rio e das gaivotas…»

«Esta visita fez-me ficar com mais interesse sobre a nossa história ao longo dos tempos» «Não há dúvida que todas estas vivências nos marcaram de um modo intenso e agora as pesquisas que forem feitas, serão realizadas com outro olhar..»

 

8ºE

O CARNAVAL EM LOUSA

No âmbito do tema e subtema do nosso agrupamento o Carnaval da E.B. de Lousa vestiu-se de cor e de  alimentos super saudáveis e alegres. Foi uma festa muito bonita e animada, como sempre!!!

CARNAVAL SAUDÁVEL

No dia 5 de fevereiro de 2016 a escola básica nº2 de Loures participou no desfile de Carnaval organizado pela Câmara Municipal de Loures.

A escola participou com mais de 100 alunos caracterizados com o tema “alimentação saudável - fruta”.

O DIA DO AMARELO

No âmbito do tema estruturante do agrupamento “grão a grão, a alimentação em cooperação” e o seu subtema “cor é vida e o tom faz a diferença”, janeiro é o mês do amarelo.

Este foi celebrado na escola básica nº2 de Loures. Os alunos utilizaram peças de roupa amarela e desenvolveram atividades onde o amarelo foi “rei”.

Também a ESCOLA DE LOUSA participou mais uma vez na atividade do subtema do PAAA  "A cor é vida e o tom faz a diferença"  alusiva ao AMARELO. A Paz foi o nosso lema!

ID - A TUA MARCA NA NET

 

A Fundação Portugal Telecom lança mais uma edição do Comunicar em Segurança, programa de voluntariado que visa preparar alunos e professores para a utilização correta e segura das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

ID - A tua marca na net, é o tema da peça de teatro para o ano letivo de 2015/16, apresentada pelos atores: Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morias. A entrada tem o valor simbólico de €1 e reverte a favor das Bolsas Sociais do Projeto Academia Si Metrias.

A peça de teatro realizou-se no dia 4 de fevereiro no Cineteatro de Loures,estando presentes os alunos do 7º e 8º ano da Escola Básica Luís Sttau Monteiro.

FOMOS CANTAR AS JANEIRAS!

A EB de Lousa realizou  o habitual passeio pela comunidade para cantar as Janeiras. Passámos pela Junta de Freguesia de Lousa e o Sr. Presidente presenteou-nos, mais uma vez, com uma lembrança e boa disposição. 

1.º CAMPEONATO DE CÁLCULO MENTAL DE MATEMÁTICA

No final do 1º período decorreu na escola sede do agrupamento a 1ª eliminatória da atividade prevista no PAAA "1º Campeonato de Cálculo Mental de Matemática". A atividade possibilitou momentos de elevada concentração e o recurso a diversas estratégias de cálculo mental para a realização de uma série de operações matemáticas, num período de tempo limitado. O silêncio imperou nas salas de aula. Os resultados da 1ª eliminatória já foram apresentados e divulgados a toda a comunidade escolar. E aqui ficam!! A concentração, o entusiasmo e a curiosidade voltarão em breve.  Os resultados poderão inverter-se e novos nomes poderão surgir. Até lá!

QUEM FOI PITÁGORAS?

Mas afinal, quem foi Pitágoras? Terá sido apenas um Matemático? Terá viajado muito? Qual a sua contribuição para as ciências?

Feita a proposta de um trabalho de investigação sobre um ilustre matemático Pitágoras, os alunos das turmas referidas puderam dar azo à sua curiosidade e procurar informações sobre vários subtemas sugeridos: Vida e Obra de Pitágoras; A escola Pitagórica; Teorema de Pitágoras no plano e no espaço; Ternos (ou triplos) Pitagóricos; Corda de nós; Diferentes demonstrações e exemplos  de aplicação do Teorema de Pitágoras.

 

Apresenta-se uma fotografia com alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos. Alguns deles irão constar na exposição de Matemática no final do ano letivo.  O trabalho na disciplina de Matemática continua ... Parabéns aos participantes!

 

Trabalhos de Investigação - Pitágoras

Turmas 8ºA, 8ºC e 8ºD

Grupo Matemática 3º Ciclo - Professora Teresa Rosa

FELIZ NATAL (O vídeo)

Como vem sendo hábito, a turma do 3.º A da Escola Básica de Loures apresentou esta semana o seu tradicional vídeo de Natal, inspirado, este ano, no filme HOME ALONE, que todos conhecemos tão bem!

O 3.º A aproveita para desejar a todos os leitores do DE ESCOLA EM ESCOLA um Feliz Natal ;)


O LOBO MAL CHEIROSO...

O Projeto “Trocas e Banhocas” promovido pela C.M.L. foi ao JI de Lousa.

Falámos de hábitos saudáveis de higiene e ouvimos a história do “Lobo mal cheiroso”.

À RODA DA RODA

“À Roda da Roda” foi um projeto que a sala 1 de JI de Lousa participou em parceria com a C.M.L.

A alimentação saudável e a roda dos alimentos foi o nosso tema de conversa.

Aprendemos e divertimo-nos a construir a roda dos alimentos .

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A vida é feita de dias especiais! Mas hoje é um dia especial dedicado a todas as pessoas especiais! No dia 3 de Dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e foi desta forma assinalado no nosso Agrupamento.

SEMANA INCLUSIVA na Escola Básica de Loures

Durante a primeira semana de dezembro, realizamos na nossa escola diversas atividades para assinalar o dia Internacional da pessoa com deficiência, numa semana verdadeiramente inclusiva. Uma dessas foi a visita de todos os alunos à unidade de ensino estruturado, onde puderam desenvolver várias atividades sensoriais.

Também, no dia três, recebemos  na escola um representante do Comité Paraolímpico Português, que mostrou aos nossos alunos ser possível praticar desporto, mesmo sendo portador de algum tipo de deficiência.

Foi sem dúvida muito interessante e enriquecedor. Obrigado!

Dia do LARANJA

Novembro foi o mês do Laranja no nosso Agrupamento e também foi das Laranjas na Escola da Murteira. Trouxémos cada um uma sumarenta laranja e fizémos um delicioso sumo de laranja cheio de vitamina C. No final bebemos e brindámos. E viva o LARANJA!

Visita de Estudo ao Museu da Cerâmica em Sacavém

No passado dia 24 de novembro os alunos da Escola Básica da Murteira foram em visita de estudo ao Museu da Cerâmica de Sacavém. Depois de visitarem a exposição "Imagens de Marca",  entraram dentro do forno 18 e aprenderam como funcionava a fábrica noutros tempos e como eram feitas as peças de cerâmica. Participaram numa oficina de olaria  e fizeram algumas peças em barro que irão servir de pendentes para colares. No final participaram num Quiz e testaram os conhecimentos adquiridos nesta visita.

EMBALAGEM SOLIDÁRIA

Os alunos da Escola Nº2 de Loures prepararam a embalagem solidária dos CTT para enviarem para instituições que lutam contra a pobreza e exclusão social.

DIA LARANJA na MEALHADA

No âmbito do tema estruturante do agrupamento “grão a grão, a alimentação em cooperação” e o seu subtema “cor é vida e o tom faz a diferença”, novembro é o mês do laranja.

Neste sentido, a turma de 1º ano da escola básica nº2 de Loures confecionou doce de abóbora para o lanche.

Estava uma delícia!!!

Também neste dia , todos os aliunos da escola se deliciaram provando variadíssimos frutos de cor de laranja, muitos deles que nunca tinham experimentado ;) 


O TIMÓTEO

NÃO DESISTAM DE PROCURAR A FELICIDADE!


Era uma vez um urso chamado Timóteo cujo seu maior sonho era garantir que todas as crianças do mundo tinham encontrado a felicidade. O Timóteo era um urso feliz. E ele sabia que não era preciso muito para se ser feliz. Bastava uma família, uma casa, uma refeição quentinha, uma saúde de ferro e depois disso era simples: Bastava um sorriso.

Certo dia, enquanto o Timóteo esperava pelo autocarro para ir para casa, ouviu um adulto a dizer a outro adulto que havia muitas crianças que não eram felizes. Que não tinham casa, nem família, e nem sequer algum alimento para colocar no prato, na hora do jantar...

Desde esse dia que o Timóteo não pensava noutra coisa: teria de haver alguma forma de fazer essas crianças mais felizes...

Foi então que o Timóteo soube da existência do projeto das Caixas Solidárias do Agrupamento Nº1 de Loures - “ Grão a Grão - Alimentação em Cooperação”, em parceria com os CTT. Aqui estava uma ótima oportunidade para fazer qualquer coisa! Aqui estava uma ótima oportunidade para tornar algumas crianças mais felizes!

Com a ajuda dos alunos do 3.º A da Escola Básica de Loures, amigos de longa data do Timóteo, rapidamente se encheu uma caixa com alimentos. Na verdade, a missão seria apenas recolher-se leguminosas secas, mas os meninos, em concordância com o urso, optaram por rechear a caixa com uma maior variedade de alimentos! Afinal, ninguém pode ser verdadeiramente feliz só a comer feijão...

Depois da caixa cheia, tiveram de tomar uma opção e escolher para qual instituição seriam enviados os alimentos. Ajuda de Berço! Não foi difícil a escolha! "Afinal, as crianças pequeninas precisam mais do que as outras..." - disse alguém.

Mas a surpresa foi na hora de se fechar a caixa! Para espanto de todos o Timóteo disse que queria ir dentro da caixa, para fazer aquelas crianças ainda mais felizes!

Alguns alunos choraram quando souberam que o Timóteo nos ia deixar... mas as lágrimas rapidamente foram substituídas por sorrisos quando se lembraram de que outras crianças iriam ficar felizes por ter um Timóteo nas suas vidas.

Se a decisão estava tomada, já não havia muito a fazer... decorámos uns lençóis para o Timóteo ir confortável durante a viagem e escrevemos uma carta, assinada por todos, onde pedíamos para que nunca desistissem de procurar a felicidade...

E nós temos a certeza que isso vai acontecer...

Porque o Timóteo não vai descansar enquanto eles não a encontrarem...!

APRENDER DE PIJAMA

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças das escolas e instituições participantes vêm vestidas de pijama para a escola e passam assim o dia, em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. Na Escola Básica de Loures não foi diferente... e até houve tempo para uma coreografia!

O Dia Nacional do Pijama realizou-se no dia 20 de novembro e, acima de tudo, foi um dia onde as crianças lembraram que  "uma criança tem direito a crescer numa família".

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. 

ESCOLA SEGURA

No dia 7 de outubro os agentes da Escola Segura estiveram na Escola Básica nº2 de Loures e apresentaram uma sessão de promoção dos valores que regem a cidadania.

Falaram da importância que a Polícia de Segurança Pública (PSP) assume no dia-a-dia da sociedade e da nossa escola.

Os alunos participaram com muito empenho e adoraram a companhia dos agentes que organizaram a sessão.

CICLO DE DEBATES "RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO" 

Entre os dias 13 a 30 de novembro, Miguel Tiago (PCP), Heloísa Apolónia (PEV), José Falcão (SOS Racismo), Susana Amador (PS), Ana Rita Bessa (CDS/PP), Luís Monteiro (Bloco Esquerda), Maria Eugénia (Vereadora da Câmara Municipal de Loures) e Joana Lopes (PSD) debateram o tema deste ano do Parlamento dos Jovens (programa da Assembleia da República), no qual a Escola Luís de Sttau Monteiro está inscrita na edição 2015/2016. Alunos de do 2º e 3º ciclos lotaram todas as sessões, mostrando grande motivação para ouvirem e interpelarem os ilustres convidados. 

O DIA DE S.MARTINHO NA ESCOLA BÁSICA Nº2 DE LOURES

A escola básica nº2 de Loures celebrou o dia de S. Martinho com um magusto e elaborou trabalhos que relatam a lenda.

Os alunos comeram castanhas bem saborosas e conheceram a importância dos ensinamentos que a lenda de S. Martinho nos dá.

ALUNOS DA EB DA FONTE SANTA APOIAM SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL

No passado dia 26 de novembro, um grupo de quatro turmas da EB da Fonte Santa deslocou-se ao Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, para apoiar a nossa seleção feminina de futebol num jogo, com a sua congénere do Montenegro, da fase de qualificação para o campeonato da Europa.

Agradecemos esta iniciativa a duas Encarregadas de Educação que nos ofereceram, os bilhetes e os cachecóis, bem como à Junta de Freguesia que nos cedeu o transporte. Quanto à alegria e boa disposição ficaram a cargo dos alunos que participaram neste evento.

A seleção esteve no seu melhor e brindou-nos com um fabuloso resultado: seis a um!

Um dia inesquecível que ficará para sempre no coração de todos!...

JUDO INCLUS!VO

Como escola de Referência para alunos Cegos e baixa visão fomos participar na abertura do evento "IBSA European Judo Championship 2015" - Campeonato de Judo para Cegos e baixa-visão no dia 27 novembro de 2015 no Pavilhão Multiusos de Odivelas.